Como posso treinar e ensinar o meu coelho?

Download 3 Ebooks
 

Olá. Tenho um coelho e quero ensinar-lhe coisas, tal como ira ao banho, o local onde se toma o banho, e outras coisas assim.
Obrigado pelas vossas respostas.

  • como chamar um coelho
  • como chamar coelho
  • como adestrar um coelho
  • como domesticar um coelho

Escrito por Ivanilde em Animais de Estimação, Outros Animais

Etiquetas:, ,

 

4 respostas a “Como posso treinar e ensinar o meu coelho?

  1. j says:
    Respostas:
    – Com prémios: Como recompensa podes utilizar cereais doces do pequeno-almoço (recordo que tratam-se de pequenas quantidades para favorecer a aprendizagem), e hortaliças frescas.
    Para chamar o coelho podes utilizar uma embalagem cheia de cereais que façam barulho ao agitar, isso é uma boa solução para que o animal aprenda a vir quando o chamas.
    É importante dares-lhe um prémio cada vez que ele volta á sua área de descanso (jaula ou habitação), depois de o teres apanhado ou transportado durante o seu treino.
    – Como acostumá-lo a estar com pessoas?
    Os coelhos não desfrutam sempre da companhia humana, embora, como é um animal carinhoso e activo, não lhe custa muito habitua-se aos humanos.
    Para isso, devemos interactuar com eles numa pequena habitação. O novo proprietário de um coelho deverá, por exemplo, sentar-se no chão lendo ou sem prestar especial atenção ao coelho, enquanto esse ultimo explora a habitação. O coelho é um animal curioso e á partida, logo irá investigar a pessoa que estará a ler no chão. É muito importante ter paciência com o coelho, até porque o coelho não deverá sentir o nosso nervosismo porque nesse caso não nos irá prestar atenções ou então o contacto com ele será mais difícil, por isso é muito importante estarmos relaxados.
    Quando o coelho se aproxima, deveremos, com suavidade e lentamente esticar-lhe a mão para o acariciar (a astúcia que se utiliza com os cães e que consiste em que o animal sinta a nossa mão não funciona, pois os coelhos não têm uma boa percepção de cheiro). O proprietário deverá acariciar lentamente a cabeça do coelho frente ás orelhas e á volta dos olhos e bochechas de modo suave e evitando tocar o focinho.
    – Como apresentar-lhe um coelho novo?
    Quando os coelhos se conhecem pela primeira vez, devemos tê-los em jaulas separadas e assim eles irão se conhecendo graças a breves sessões de jogos, o ideal seria que essas sessões aconteçam num terreno neutro e sempre sob vigilância do proprietário.
    Se houver uma pequena perseguição ou que cheguem a arrancar algum pelo faz parte do comportamento normal dos coelhos e não nos devemos assustar por isso. No entanto, o proprietário dos coelhos deverá parar a luta se essa consistir em baterem-se com a pata. Para esse efeito, o proprietário deverá pulverizar os coelhos com água ou utilizar toalhas ou luvas fortes caso que venha a ser necessário. Em certos casos, pode levar vários meses até que os coelhos consigam conviver juntos e com segurança.
    Em muitos casos, foi comprovado que em situações de stress (tal como viajar juntos num carro) comportam a criação de laços entre os coelhos situados frente a frente no assento de trás do carro. Os pares macho-fêmea e que ambos tenham sido castrados, são os que têm maior percentagem de êxito, mas isso depende muito de cada coelho.
    – Ensinar-lhes a beber pela seringa:
    Pode ser útil quando tenhamos que administrar ao coelho medicação oral e em líquido. Para isso iremos encher a seringa com água com açúcar, molhando a ponta da seringa com água e logo de seguida em açúcar branco.
    – Ensinar-lhe a usar a liteira
    Costuma ser bastante fácil, mesmo que o coelho seja já adulto. Pois, de forma natural os coelhos (especialmente se forem castrados) costumam escolher um canto ao longo de uma parede para urinar e fazer a maioria das suas necessidades.
    Deveremos colocar a liteira num lugar adequado na jaula ou habitação do coelho e colocar os recipientes da comida noutro canto. A liteira deverá ser suficientemente grande para que o animal se acomode e possa entrar e sair com facilidade.
    Durante a fase de treinos é importante dar uma grande parte do seu tempo ao coelho, especialmente se o coelho for novo na área dele (jaula ou habitação). O coelho jovem deverá desfrutar de breves períodos de jogos (cerca de trinta minutos) e de sessões de exploração de várias horas noutros espaços, tal como o banho, por exemplo. Depois iremos-lhe permitindo, gradualmente (e em períodos de varias semanas) explorar o resto das zonas seguras da casa para o coelho.
    A comida diária deverá repartir-se em tantas vezes como as sessões de jogos que ele tiver. Durante a fase de treino, temos que alimentar o coelho depois da fase de jogo. Esta atitude irá diminuir as possibilidades de que ele urine ou desfalque em lugares não desejados, e para além disso, é mais fácil convencer um coelho com fome a voltar á sua zona de sustento.
    Uma vez que o coelho for castrado e adulto, e que ele esteja habituado a fazer as necessidades na sua liteira, aí pode-se mudar a rotina dele. As sessões de jogo poderão durar horas e o coelho voltará sozinho á sua liteira quando for necessário.
    No que diz respeito a um coelho adulto, é preferível alimentá-lo antes de uma grande sessão de jugos e com pouca vigilância, pois é menos provável que um coelho de estômago cheio mastigue objectos pertencendo á casa.
    O exercício diário previne e minimiza a obesidade, os problemas de comportamento e a osteoporose.
    Boa sorte com o teu coelho.
  2. se você quiser que ele amansa e so você cuidar dele bem direitinho e preste atenção eles nos primeiros dias no local onde ele esta você tem que ter pouco movimento não brigue com seu bichinho ah e eles gostam de morar em tocas.
    • ana caroline ribeiro says:
      e muito bom ter um amigo em casa,certo! por isso cuide de seu animal seguindo as indicações pois e muito importante ter boa alimentação pois eles são sensíveis e fazedores de amizade eles são bem bonitinhos e fofos! não fique muito onde eles estiver isso dar medo ao seu bichinho,espero ter ajudado bjus!
  3. sininho says:
    por favor banho??! o menos possivel eles lavam se sozinhos como os gatos

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.