Posso reproduzir as plantas do aquário?

Download 3 Ebooks
 

Sim, pode reproduzir você mesmo grande parte das plantas aquáticas.
Pode reproduzir muitas plantas cortando os seus rebentos. Os rebentos são novas plantas que crescem nas pontas das raízes. Este tipo de reprodução funciona sem grandes problemas, por exemplo, nas espécies de Vallisneria.
Também espécies mais pequenas de Echinodorus, como o Echinodorus bolivianus, são facilmente reproduzíveis através de rebentos. Noutras espécies, como no caso da Elodea densa, é possível que de um fragmento do caule se desenvolva uma planta completa, independente. Para tal, basta colocar o fragmento partido do caule no substrato do aquário, onde este irá formar raízes. Isto é a reprodução por estaca.

Outro tipo de reprodução é a que ocorre através de plantas adventícias: neste caso, as novas plantas formam-se directamente nas plantas velhas, bastando separá-las e plantá-las. Exemplos deste tipo de reprodução são os fetos de Sumatra (Ceratopteris thalictroides), ou também algumas espécies de Echinodorus, nas quais as plantas jovens se formam nas inflorescências das plantas originais.


Escrito por z em Animais de Estimação, Aquariofilia

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.