Como posso cuidar melhor dos meus tomateiros?

 

No meu quintal tenho plantados uns tomateiros. Estão plantados em pequenos vasos e cada vaso tem um ou dois pés de tomate. Agora eu não sei se eles estão a crescer convenientemente, se precisam de mais algum cuidado especial.
Há uns dias apareceram umas pequenas manchas brancas nas folhas e tenho medo que seja alguma praga. Será que não estou a cuidar deles convenientemente, pode ser que estejam a precisar de mais água ou de estar em outro lugar mais seco. Gosto muito de ter as minhas sementeiras e não queria perde-las. Alguém me pode ajudar e me dar algumas dicas? Obrigada

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Como posso cuidar melhor dos meus tomateiros?, 4.1 out of 10 based on 11 ratings
  • como tratar tomateiros
  • como cuidar do tomateiro
  • como cuidar de tomateiro
  • tomateiros como cuidar
  • como tratar de tomateiros

Escrito por diogo em Casa e Jardim, Horta e quintal

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Como posso cuidar melhor dos meus tomateiros?”

  1. nicas diz:

    Também tenho no meu quintal uma boa plantação de tomateiros cujos frutos são um regalo para a vista e para o paladar. Ora, o tomateiro, bem como a batateira, a vinha e muitas outras plantas, podem sofrer de doenças tais como o míldio, que não é mais que um fungo que ataca a planta quando as condições climáticas são um misto de humidade e calor. A maioria dos produtores trata esta doença com fungicidas químicos eficazes mas por vezes agressivos, pois sendo sistémicos, entram na seiva da planta e obviamente nos frutos. Mas infelizmente, quanto a isto há pouco a fazer…
    Deverá ter alguma atenção a lagarta do tomate se esta aparecer. Se isso acontecer, deverá tratar logo no início do aparecimento da praga e repetir o tratamento quando necessário com intervalos de 3 semanas.
    Para despontar o tomateiro é preciso eliminar todos os lançamentos laterais que aparecem entre dois outros grupos de folhas (“axilas das folhas”), cortando-os quando começam já a ter expressão. Para fazer as estacas é preciso prender o caule a uma estaca com um fio ou ráfia, através de uma laçada que o sustente mas que não impeça o seu crescimento. A operação deve ser repetida durante o crescimento.
    Para estimular o crescimento dos frutos assim que o tomateiro tiver produzido 4 cachos de frutos, cortar as pontas de cima (ápice de crescimento) 2 folhas acima do último cacho.
    Em relação à rega, deve-se regar no verão, e em tempo seco, regar em intervalos regulares. Não regar excessivamente.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.