Para fazer um reboco vai areia, cimento e cal…se não colocar a cal o que acontece?

 

O meu namorado é pedreiro e diz que não precisa de cal, já a minha mãe diz que tem que colocar o cal para “ligar a massa”.O que devo fazer? Coloco ou não a cal? Se não colocar o cal o que acontece? O serviço fica mal feito?
Outros dizem colocar areia cal cimento e aditivo? O que é aditivo no ramo de construção? Obrigada pela colaboração!

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Para fazer um reboco vai areia, cimento e cal...se não colocar a cal o que acontece? , 5.6 out of 10 based on 72 ratings
  • massa para reboco
  • como fazer massa para reboco
  • como fazer massa de reboco
  • massa de reboco
  • como fazer reboco

Escrito por mafalda em Casa e Jardim, Construção Civil

Etiquetas:, ,

 

48 respostas a “Para fazer um reboco vai areia, cimento e cal…se não colocar a cal o que acontece?”

  1. avelino diz:

    Em primeiro lugar, troca de namorado. Se na profissão dele ele dá uma sugestão dessa, não vai ter muito serviço e ele não vai poder sustentar você direito. Agora se o amor é muito, sugira que ele faça um curso específico da profissão dele.
    A cal é elemento importante no reboco e indispensável. Além de melhorar a liga, ele dá elasticidade ao reboco. Um reboco só com cimento tem a dureza maior, porém sem elasticidade. Isso quer dizer que aparecerão trincos e rachaduras com o tempo.
    O aditivo é o tal do VEDACIT, um líquido que é juntado à massa nos casos em que se queira evitar humidade.
    Peça ao “pedreiro” para quando fazer a massa, seguir as quantidades especificadas no saco da cal e na lata do vedacit e não inventar histórias antes de fazer um curso.

    GD Star Rating
    loading...
  2. sem a cal não havera elasticidade, seu reboco vai trincar, além de ser mais dificil de aplicar desempenar e até mesmo sarrafiar, a cal dá liga prende melhor na parede, e economiza cimento, portanto sua mãe sabe das coisas, ah! se o a parede estiver bem aprumada vc gastará bem menos no reboco, sucesso!

    GD Star Rating
    loading...
  3. Lica Campanha diz:

    Discordo de ambos. Embora tenha um consumo maior de cimento o aditivo que temos no mercado em SUBSTITUIÇÃO à cal se chama VEDALIT e embora seja do mesmo fabricante que o vedacit(usado na massa do baldrame como profilatico a umidade negativa) faz com que a secagem do reboco seja acelerada em no minimo 15- 30 dias dependendo da umidade relativa do ar. É mais dificil para quem aplica ou trabalha com o reboco, pois a massa como já citada é mais rija.

    Creio que uma coisa nada tenha a ver com a outra e, se novos produtos entram no mercado, nunca consigo entender a resistencia em se experimentar, introduzir e aprender corretamente a aplicar o produto em substituiçao ao outro que……………beneficios trará a nova casa pois uma vez sem a cal nenhuma reaçao quimica ocorrerá por ocasiáo da pintura caso TODOS seus oxilatos tenham sido expelidos em sua total cura, causando ao cliente um CUSTO mais elevado depois que os profissionais foram embora………….como eflorescencia, microfissuras de um traço mal feito no reboco pois td é feito sem medida e no olhometro………………Velho jeitinho brasileiro!!!!!

    GD Star Rating
    loading...
  4. eu coloco cal. A dosagem é 12 latas de areia de fingir, 1 saco de cimento de 50 kg e 10 kg de calmix

    GD Star Rating
    loading...
  5. Rossana Tomasi diz:

    Acredito que todo bom profissional tem que ser capacitado e ATUALIZADO, pois existem novidades a cada momento. A cal além de ser prejudicial a saúde também não é boa para o meio ambiente. Hoje existe no mercado, um produto que se chama Veda-reboco, que além de ser substituto total da cal também é um impermeabilizante ( 2 em 1 ), ecologicamente correto. Não prejudica a saúde do profissional, mantem uma parede livre de rachaduras, fissuras e zero de umidade. Permite fazer uma economia de 30% na pintura, porque a parede não vai chupar a tinta e além disso o valor do produto é comprovadamente inferior se você for comprar cal + aditivo impermeabilizante.

    GD Star Rating
    loading...
    • eloy diz:

      PARABÉNS ROSANA, VC SE MOSTROU MAIS INFORMADA QUE ALGUNS “MARMANJOS” ESSAS PESSOAS QUE CRITICARAM O NAMORADO DA MOÇA QUE FEZ A PERGUNTA OU SÃO MUITO VELHOS OU ESTÃO MUITO DESATUALIZADOS.
      A CAL FOI SUBSTITUÍDA POR ADITIVOS, NÃO É MAIS USADA EM CONSTRUÇÕES… PELO MENOS AS FEITAS POR PROFISSIONAIS ATUALIZADOS,

      GD Star Rating
      loading...
      • Wesley diz:

        Para de ser Caxias, saiba diferenciar uma brincadeira de uma falta de respeito. Cade seu senso de humor?

        GD Star Rating
        loading...
      • Antonio diz:

        eu respondo com expriencia que por aqui poucos estão percebendo o que e o cal,nao há produto nenhum que seja melhor que o cal para a o meio ambiente,aqui disem que o cal e prejudicial para a saúde,verificasse que esta gente não conhece a química do cal e suas aplicaçoes

        GD Star Rating
        loading...
  6. guina diz:

    Que mal informado esse, avelino , heim ? Fala até pra trocar namorado !
    Filho , o CAL , SEGURA UMIDADE NA MASSA , por isso os bons profissionais
    não usam mais o CAL , ok ?

    GD Star Rating
    loading...
  7. mande para mim aoguns traço de massa para reboco

    GD Star Rating
    loading...
  8. Rafael diz:

    Eu aconselho analisar a areia de assentamento se e de boa qualidade pois tem areia que já da liga sem aditivo, outra coisa ja não se utiliza a cal pois alem de ser corrosivo faz mal a saúde. Utiliza o Vedalit da Otto Baumgart, ou Sikanol da Sika. Caso não queira utilizar aditivo e so aumentar a quantidade de cimento , porém sai mais caro a obra

    GD Star Rating
    loading...
  9. sebastião ferreira diz:

    Para se obter um reboco perfeito,a receita certa é cimento areia branca e cal.Fiz varios curssos com os melhoes mestres do brasil,todos eles afirmaram a a cal é ainda inssuperavel.

    GD Star Rating
    loading...
    • Luis diz:

      concordo, facço reformas e pequenas construções, ja usei alguns aditivos como vedacit, vedalit,vedapren entre outro,.gostei do resultado mais igual o bom e velho cal nao tem igual. Prefiro o cal comum, tambem não gosto do hidratado. e quanto a pinturo espero de 20 a 30 dias para cura total e nunca tive nenhum problema

      GD Star Rating
      loading...
  10. Tiburcio diz:

    Fica sem cal!

    GD Star Rating
    loading...
  11. daniel aranha de souza diz:

    com esses produto tem que deixar a massa descansar também ?

    GD Star Rating
    loading...
  12. Roberto Caetano diz:

    Paciência pequenas de algumas pessoas,para esclarecer a pergunta acima,não é necessário um ficar agredindo uns ao outros,procure focalizar a pergunta,devemos sempre somar e jamais dividir.
    Que todos tenha um bom dia.vou procurar a resposta em outra pagina.

    GD Star Rating
    loading...
  13. Fogaça diz:

    Pessoal o Avelino e o José estão certos, só que os dois produto existem, um é o VEDACIT que serve para para usar junto a massa para impermeabilizar a parede, exemplo: usa-se areia, cimento, cal e o VEDACIT.
    Agora vamos falar do VEDALIT, é um produto que substitui a cal, e é muito bom pois um litro equivale a 10 sacos de 20kg de cal, e é não caro, e no seu rotulo informa que tbm ajuda na impermeabilização, além de ser bem mais prático de usa-lo, e da uma boa liga para rebocos principalmente para quem vai rebocar o teto da laje a massa não fica caindo e excelente para evitar trincas, nada impede de vc usar o VEDACIT junto pois creio vai só melhorar na impermeabilização, então para massa de reboco usa-se areia, cimento e VEDALIT.

    GD Star Rating
    loading...
  14. RONALDO diz:

    Pessoal a moça quer saber a melhor forma de se fazer um reboco bem feito nada mais, ela tem duvidas (não é do ramo) e talvez nem tenha entendido direito o que seu namorado “que é pedreiro” lhe falou, acredito que seria muito mais útil para ela e para todos os leitores informações precisas e sem oposições ou pareceres pessoais e maldosos como os que encontramos aqui, segue abaixo as maneiras mais fáceis e usadas no mercado:

    Reboco simples para área interna e externa sem aditivos:
    Arei fina lavada, cal hidratada de boa qualidade e cimento na proporção (traço) 8x2x1 (8 latas de 20 litros de areia fina, 2 lata de 20 litros de cal e 1 lata de 20 litros de cimento) ou múltiplos nesta proporção.

    Reboco simples para área interna e externa sem aditivos, trocando a cal por Vedalit (um liquido que substitui a cal ) o fabricante é o mesmo do vedacit (não confundir) existe vantagens econômicas e praticas e o fabricante garante o resultado.

    Areia fina lavada, Vedalit e Cimento, as proporções são as mesmas citadas acima porem trocando a cal por 100ml de Vedalit diluído na agua.

    Obs. Úteis: Existe vários aditivos que poderão ser adicionados para melhorar a qualidade do reboco dando a ele características distintas como (impermeabilidade) por exemplo, porem, a utilização vai muito da necessidade e cada caso merece estudo, é muito importante chapiscar as paredes antes de aplicar o reboco com areia grossa e cimento no traço 2×1 para garantir maior aderência do reboco, em caso de tetos de isopor é recomendado que no chapisco seja adicionado um aditivo colante (Bianco) para maior fixação e sempre cuidar para que a superfície chapiscada esteja unida para não requeimar o chapisco, também é necessário cuidados para evitar fissuras ou micro fissuras no reboco, para tanto atenção em não sarrafear nem desempenar o reboco muito úmido, existe um ponto de umidade ideal para render o serviço e não fissurar, mas isto com a pratica cada profissional encontra o seu ponto ideal ok.
    Gentileza atrai gentileza e ajudar aos outros com informações claras e precisas é construir um mundo melhor para todos.

    GD Star Rating
    loading...
    • Fernando Romano diz:

      Parabens, Ronaldo, educação e vontade de ajudar ao próximo. Muito Bom, A melhor resposta aqui. Ajudou-me em duvidas que tinha e acredito que tenha ajudado a mais pessoas. Obrigado

      GD Star Rating
      loading...
    • Amarildo diz:

      Bom dia Ronaldo, dizem que tenho que deixar a 1ª mistura de areia com cal “descançar” antes de colocar o cimento, é verdade? e por quanto tempo?

      GD Star Rating
      loading...
  15. sousa diz:

    estou começando agora no ramo de construção, mas a CAL e VEDALIT, saõ para dar liga a massa e rigides, proporcionando uma melhora a massa no momento de uso e apos o uso da massa. o VEDACIT funciona como um insolante para que não aja umidade.

    GD Star Rating
    loading...
  16. marco diz:

    vocês ao invés de ajudar pioram a situação pois parasse mais um site de discussão do que site de tirar duvidas eu acho que a pergunta e uma e as respostas não tem nada haver

    GD Star Rating
    loading...
    • JC diz:

      O que impede rachaduras na verdade e uma boa amarração e colunas bem feitas.
      A Casa da Minha vô e DE Barro e não tem 1 Rachadura. fica dica prepare bem a estrutura para não ter problemas futuros.

      GD Star Rating
      loading...
    • Beatriz Rocha diz:

      Muitos falaram,mas nenhum explicou bem quantos litros de areia , cimento e cal preciso para uma boa massa.
      Seria um de areia, para meio de cimento e meio de cal!!??

      GD Star Rating
      loading...
  17. Celso Marques de Morais diz:

    com a resposta do Ronaldo, clareou as minhas duvidas.

    GD Star Rating
    loading...
  18. luis diz:

    eu acho que tudo que diçeram e babakiçe portanto estudem mais e pençem no que vao falar para nao magoar ninguem eu cempre fis meu reboco 10 l de arreia e 1 saco de simento ok

    GD Star Rating
    loading...
  19. Robson diz:

    A cal líquida realmente substitui a cal CHI? Tem a norma técnica ?

    GD Star Rating
    loading...
  20. salvador diz:

    boa noite seu avelino gostei da sua colocaçao nunca vi reboco sem cal eu nao sou pedreiro mais estou construindo um sobrado e quando os engenheiro vao la eles dizem se vou construir um predio digo nao so uma casa eles dizem vc ja construi eu disse nunca eles falam esta muito bom mais sempre cal cal nunca sera ultrapassado senao nao teria pra vender brigado

    GD Star Rating
    loading...
  21. Frank Helbty diz:

    o negocio é areia, barro e cimento.

    GD Star Rating
    loading...
  22. EVANDRO diz:

    A moça so quer saber se o vedalit substituir o cal, muitos dizem que sim outros não,sim substitui mais se vc tem dúvidas use os dois…

    GD Star Rating
    loading...
  23. Egly diz:

    Ronaldo simples e objetivo parabéns pela resposta me ajudou muito.

    GD Star Rating
    loading...
  24. dakys diz:

    bando de teimosos,,o RONALDO respondeu todas as duvidas com clareza,,estao debatendo o que ainda,,so mais uma dica,,aprendam a ler as instruçoes nas embalagens dos produtos, e sigam as instruçoes, que dara tudo certo,,nao precisa estar inventando nada,,so usar o bom senso,,e usar um bom profissional,,desculpem ai pessoal,se ue estiver errado,,bom fim de semana pra todos,,.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.