Quais são as etapas de uma obra de contrução civil?

Download 3 Ebooks
 

A construção de uma casa ou pequena obra passa por várias etapas como compra do terreno, projectos, escolha e compra do material de construção, contratação de mão-de-obra, fiscalização e documentação. São muitos detalhes, e nem sempre essas informações estão à mão. Por isso gostaria que alguém me desse alguma ideia sobre como se inicia uma obra e quais são as etapas principais que se deve ter em conta. Depois gostaria de saber em que ordem devo executar estas tarefas na execução de uma obra?

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Quais são as etapas de uma obra de contrução civil?, 4.8 out of 10 based on 4 ratings
  • etapas de uma construção civil
  • etapas de uma obra civil
  • quais sao as gases de uma obra
  • fases construção civil predio
  • fases da construcao civil

Escrito por tomaz em Casa e Jardim, Construção Civil

Etiquetas:,

 

Uma resposta a “Quais são as etapas de uma obra de contrução civil?”

  1. admin diz:
    O primeiro passo para se executar a ideia é saber exactamente que tipo de construção que quer fazer, se ela é pequena, grande, de madeira, de alvenaria, enfim até onde pode comprometer seus rendimentos.
    Outro factor importantíssimo é o terreno onde a obra será feita, se ele é plano, se tem bom escoamento de água da chuva, do esgoto, se tem pedras, se é mole demais, se é duro demais, se ele é seu, como são as obras no entorno dele, posição do terreno em relação ao sol e assim por diante.
    Antes de procurar uma empreiteira ou um pedreiro, deve desenhar como quer a sua casa, não fique com as ideias somente na cabeça, exponha-as com um amigo ou parente sobre sua ideia, desenhe várias opções de acordo com o formato do terreno e procure, se possível, um arquitecto, peça um desenho básico da planta baixa, com esse desenho já é possível procurar por mão-de-obra e discutir tecnicamente a viabilidade do projecto.
    Prepare-se para gastar muito combustível e telefone por que a próxima etapa é começar a cotar o material de construção, isso é muito importante que faça, por que delegar isso ao executor só vai fazer ele comprar na loja mais próxima ou aquela que dê algum brinde para ele. E acredite, essa pesquisa vai fazê-lo economizar muito dinheiro, a diferença de preço chega a ser abusiva e comprar o material errado por falta de informação fará gastar mais que o necessário.
    Para poder economizar nas compras tem que sugar o máximo de informação do executor, normalmente ele vai querer te passar isso aos poucos, conforme for fazendo, mas isso só te fará gastar mais tempo, gasolina e ganhar menos descontos, pois compras maiores = descontos maiores.
    Monitore, se possível diariamente, a obra. Entre no canteiro, vá até onde o serviço está sendo realizado.
    Ponha a mão na massa. Pergunte, seja curioso, ajude, questione.
    Verifique e confira o stock, veja se não está faltando nenhuma ferramenta, se o material está sendo usado na obra e não fora dela.
    Se estiver usando uma caçamba para os resíduos, confira se não está havendo desperdício de material, isso é muito comum.
    Não deixe que materiais como tijolos e telhas fiquem na rua, peça que os empregados da obra recolham, ou pague um extra para os entregadores. Esse tipo de material é facilmente carregado durante a noite.
    Confira sempre a planta com o que está sendo feito e na dúvida, pergunte. Estando inconforme, solicite que seja corrigido e anote isso para cobrar o executor após o prazo dado para a tarefa.
    Seja amigo das pessoas que estão trabalhando na obra, isso torna o ambiente mais agradável de trabalhar, mas não deixe essa “amizade” estragar o ambiente patrão-empregado.
    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.