Como plantar e cultivar feijão?

Download 3 Ebooks
 

Tanto quanto julgo saber, o feijão é uma lavoura de fácil germinação, mas bem susceptível a factores ligados ao clima, solo e ocorrência de pragas e doenças, afectando a sua produtividade. Por isso gostaria de saber como proceder para plantar feijão e obter bons resultados.
Obrigado.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
  • plantar feijão de soja
  • como cuidar de lavoura de feijao
  • PERGUNTAS SOBRE O FEIJÃO
  • plantando feijao com maquina manoel
  • quero saber quando plantar feijao

Escrito por avelino em Casa e Jardim, Horta e quintal

Etiquetas:, ,

 

2 respostas a “Como plantar e cultivar feijão?”

  1. mariana diz:

    É importante que o solo fique arado e gradeado convenientemente para garantir melhor germinação das sementes, sem falhas, e também melhor desenvolvimento do sistema radicular. A qualquer custo, deve-se evitar as ervas daninhas, principalmente na fase inicial do ciclo, pois o feijoeiro é uma cultura muito sensível à concorrência do mato.
    Uma das causas dos constantes insucessos, em nosso meio, na cultura do feijão, é a ocorrência de moléstias transmitidas pelas sementes. As mais graves e frequentes são o mosaico comum (moléstia cansada por vírus), a podridão bacteriana e a antracnose. O uso de sementes certificadas, isentas de agentes causadores de moléstias, é o melhor meio de se evitar a sua propagação e de se reduzir o prejuízo. Sementes certificadas são obtidas no campo sob inspecção, de especialistas no assunto, durante a fase de vegetação e inteiramente isentas de patógenos. A despesa maior que teriam com a aquisição de sementes certificadas é compensada com a garantia de plantas sadias, vigorosas e sem falhas.
    Por ser muito sensível ao meio ambiente e às condições climáticas, na cultura do feijão deve considerar muito a época do plantio, principalmente quando é feita sem irrigação.
    O meio ambiente, isto é, o vento, a temperatura, a humidade, etc., tem muita influência na ocorrência de moléstias e de pragas. Assim, na lavoura de feijão da seca, é comum aparecerem míldio, ferrugem e cigarrinhas; nas culturas de feijão das águas aparecem crestamento bacteriano, macrophomina, etc. O lavrador deve estar prevenido para o surgimento dessas pragas e doenças e para as alterações do meio ambiente. A presença de insectos transmissores é outro factor multo importante na propagação de vírus e de outras moléstias acima citadas. Nas áreas vizinhas às culturas feijoeiros podem-se plantar milho para fazer barreira ou servir de quebra-vento, contanto que esteja livre de ervas daninhas hospedeiras para não constituírem focos de microrganismos patógenos. Devem-se também eliminar as sementes manchadas ou suspeitas de presença de qualquer elemento produtor de doenças.

    GD Star Rating
    loading...
  2. Virginia Pereira de Sousa diz:

    Só gostaria de saber como plantar sem tantas explicações sobre DOENÇAS.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.