A grama do meu jardim secou, o que eu faço para que ela volte ao normal? Existe algum produto que possa utilizar?

Download 3 Ebooks
 

A grama do meu jardim secou assim de um momento para o outro. Estava grande e bonita mas depois de a ter cortado porque estava a ficar muito grande ela acabou por secar. Disseram-me que a grama ia nascer outra vez que era apenas uma fase, mas não estou com muita esperança que isso vá acontecer. Se ela não nascer de novo terei que plantar uma grama nova? Existe alguma coisa que eu possa fazer para fazer com que a grama volte ao seu normal?

  • grama seca o que fazer
  • minha grama esta secando
  • grama secando o que fazer
  • grama esmeralda secando
  • grama está secando

Escrito por dina em Jardim, Paisagismo, Piscinas e Jardinagem

Etiquetas:, ,

 

3 respostas a “A grama do meu jardim secou, o que eu faço para que ela volte ao normal? Existe algum produto que possa utilizar?”

  1. beatriz says:
    Fez bem em cortar a sua grama se ela estava grande. É possível que ela volte outra vez ao normal. Para isso deite alguma terra por cima da grama e regue todos os dias mas sempre no final do dia para que o calor do sol não estragar as raízes com a água da rega. Quando nascer alguma nova grama tente fazer mudas para os locais onde ainda tem a grama seca.
  2. lazy says:
    Sem saber que tipo ou espécie de relva tem e quais as condições meteorológicas de momento ai, é mais difícil de responder.
    Mas se for um tipo de relva que se propague por  rizomas e estolhos ( cria uns caules no subsolo para propagação onde se verifica derivações) tal como a bermuda, rapidamente recuperará.
    Se for uma relva do tipo da lollium poderá ser mais difícil ou poderá mesmo ter morrido. Mas se diz que estava enorme provavelmente já terá libertado semente que irá brotar.
    O que deve ter acontecido provavelmente foi a relva não ter morrido. Como já estava grande as folhas por baixo não apanhavam sol suficiente, ficaram escuras. A clorofila, responsável pela cor verde das folhas ao reflectir o espectro amarelo e verde da luz solar, dará brevemente um novo aspecto ás folhas mais baixas.
    A relva não passa de uma enorme concentração de plantinhas individuais, e a planta necessita de folhas para a fotossíntese, por isso desde que algumas tenham escapado ao corte ela sobreviverá.
    Se estiver muito calor por ai convém dar uma rega muito ligeira a meio do dia antes da hora de maior calor para ajudar á regulação de temperatura da planta. Rega de manha bem cedo e ao fim do dia nas ultimas horas de sol fraco.
    A rega a meio do dia pode ser perigosa para a folha porque o sol ao reflectir nas gotas de agua em cima da folha pode criar queimaduras(efeito lupa). É preferível a rega a meio do dia perto das 11/12 ou 15 horas.
    Espero ter sido útil e boa sorte.
  3. Paulo R. says:
    Dar corte no gramado em vários pontos para verificar se as raizes estão vivas (ao cortar quebrar a raiz e verificar se esta seca ou ainda tem seiva(a raiz esta com liquido interno)).Se estiver viva colocar Substrato para gramado(espalhar sobre o gramado e aguar em seguida(continuar aguando duas vezes ao dia),evitar pisotear o gramado durante duas semanas ou colocar fertilizante 10-10-10 disolvido em agua e espalhar sobre o gramado a cada 3 semanas(molhar 2x ao dia).

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.