As minhas plantas preferidas estão murchas. O que posso fazer?

Download 3 Ebooks
 

Tenho muitas plantas em vasos e quando tenho tempo livre o que eu gosto mais de fazer é cuidar delas. Mas mesmo quem trata as plantas com carinho como eu, pode se surpreender com algum vaso completamente seco. Foi o que aconteceu comigo. Um vaso que tem umas flores que eu gosto muito está todo murcho e eu não sei o que fazer para a recuperar. Porque será que isto aconteceu?

  • muda de lichia com as folhas murchas o que é
  • minha erika ta secando
  • as folhas da minha violeta estao amarelada o que faço
  • porque minhas suculentas estao com as folhinhas murcha
  • porque minhas suculentas estao com as folhas murchas?

Escrito por mariofernando em Casa e Jardim, Jardim, Paisagismo, Piscinas e Jardinagem

 

5 respostas a “As minhas plantas preferidas estão murchas. O que posso fazer?”

  1. jonas says:
    Geralmente isso acontece porque o solo ficou compacto e endurecido, impedindo a entrada da água. Nesse caso, é necessário tomar providências urgentes para evitar que a planta morra. Se a sua planta está murcha a primeira coisa a pensar é que está com falta de água. Assim o que deve fazer é:
    Com um garfo, tente partir a terra sem danificar as raízes. Em seguida, mergulhe inteiramente o vaso num balde de água, deixando apenas as folhas para fora. Borrife a folhagem com água e mantenha o recipiente submerso até pararem de subir bolhas de ar. Este é o primeiro passo para tentar resgatar a vitalidade da sua planta. Depois retire a planta do balde e deixe o excesso de água escorrer pelo furo do vaso.
    Aproveite agora a terra está húmida e revolva o solo. Se depois de algumas semanas a planta voltar a ficar murcha tem que substituir inteiramente o substrato por uma terra nova rica em nutrientes.
    Pode ser que no seu caso não seja necessário, se as plantas não estiverem nesse estado há muito tempo. Boa sorte!
  2. Liliana says:
    No meu caso mudei a planta de vaso e agora ela parece triste e as folhas estão a ficar amarelas… o que posso fazer?Será que não gostou da mudança ou será da terra que pode não ser adequada? Pode ajudar-me?
    • Carminda Silva says:
      Olá. A sua planta está a ressentir-se da mudança de vaso e de terra. Presumo que a manteve na mesma localização e com a mesma frequência de rega.
      Provavelmente, a sua planta estrará assim em resultado de algum erro no processo de transplantação. Será que retirou a terra toda e deixou a raiz exposta? Esta altura do ano não é a melhor para o fazer porque a planta está em fase de crescimento activo e demora adaptar as suas raízes à nova terra. Esse procedimento é mais adequado nos meses frios. Nos meses quentes pode transplantar desde que o faça em bloco, com raízes e a terra antiga. Outra hipótese é a nova terra, ser demasiado fofa, poder estar demasiado comprimida e a comprometer as trocas de nutrientes com as raízes ou até a impedir o escoamento da água da rega e, desse modo, estar a apodrecer as raízes.
  3. enilda p viana says:
    a minha planta ta ficando amarela como um ferrugem e ta muchando mesmo malhada não sei o que fazer
  4. Elaine Cristina says:
    eu fiz mudas de planta orgânica para o meu mais murchou (fiz mudas de hortelan) ,o que eu faço agora me ajuda a salva .pois não tenho mais tempo para pensar entro lenbracinha .

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.