Como algumas pragas desenvolvem a resistência a certos inseticidas?

Download 3 Ebooks
 

Sei que qualquer agente de controle de pragas (insetos, fungos ou plantas daninhas) pode se tornar menos efectivo ao longo do tempo, se a praga-alvo desenvolver algum mecanismo de resistência a ele.. Gostaria de saber porque é que isto acontece?


Escrito por jonas em Casa e Jardim, Exterminar pragas, Jardim, Paisagismo, Piscinas e Jardinagem

Etiquetas:, ,

 

2 respostas a “Como algumas pragas desenvolvem a resistência a certos inseticidas?”

  1. mafalda says:
    De maneira geral, isso ocorre porque existem naturalmente dentro da população das diferentes pragas, indivíduos que possuem algum mecanismo de resistência aos produtos utilizados para seu controle (insecticidas, fungicidas ou herbicidas). Esse mecanismo pode ser fisiológico ou físico. Essas populações resistentes normalmente encontram-se em número reduzido, mas ao ser utilizado continuamente um mesmo agro-químico (ou ainda produtos de marcas comerciais diferentes, mas que possuem o mesmo modo de acção), ocorre ao longo do tempo uma selecção dos indivíduos resistentes dentro da população original, que passa a ser dominante. A partir daí, podemos dizer que determinada praga tornou-se resistente a um determinado grupo de insecticidas, fungicidas ou herbicidas. Não se trata, portanto, de mutação. Trata-se de uma selecção.
    Produtos de modo de acção muito específico, normalmente são mais susceptíveis a desenvolver resistência dentro de uma população de pragas. Produtos que possuem múltiplos sítios de acção, ao contrário, são menos susceptíveis.

  2. Jeise Atalaya says:
    A resposta me favoreceu bastante 😀

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.