Como cuidar de Dionéia?

 

Pelo fato da dionéia ser tão rara, alguns botânicos antigos duvidavam de sua existência, apesar de todas as histórias que contavam de uma planta comedora de carne. Tenho uma em casa mas não sei muito bem como cuidar dela? Preciso de algumas dicas.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...

Escrito por joaquim em Jardim, Paisagismo, Piscinas e Jardinagem

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Como cuidar de Dionéia?”

  1. alexandra diz:

    A menos que viva em alguma área em que ela cresça naturalmente, você provavelmente não poderá plantar uma dionéia em seu jardim e vê-la crescer. Entretanto, se você está pensando em dedicar um pouco de tempo e esforço, certamente pode cultivar dionéias em casa.
    A regra básica para o cultivo da dionéia é mimetizar as condições em que elas normalmente se desenvolvem. Isso significa que devem ficar em um ambiente que:
    Seja húmido – deve-se levar em consideração o clima em que você vive. Se viver em uma região húmida, como os trópicos ou o Norte e Sudeste do Brasil, provavelmente pode cultivar essas plantas em um simples vaso. Entretanto, em áreas com pouca humidade, você precisará construir um pequeno terrário. Em um terrário, você cultiva plantas dentro de um pequeno recipiente que retém a humidade do ar e fornece muita luz solar.
    Mantenha-se húmido – você terá que examinar o solo do vaso ou do terrário frequentemente para assegurar que nunca fique seco. Mas também não pode exagerar – as dionéias precisam de solo húmido para manter as raízes húmidas, mas não querem ficar afogadas!
    Seja ácido – você precisará ir a uma loja de jardinagem e comprar uma mistura de musgos e areia com um conteúdo de nutrientes similar ao encontrado no pântano. Esqueça os anúncios que você vê na TV sobre fertilizantes para cultivar plantas grandes e saudáveis. A dionéia cresce somente até cerca de 7,5 cm de altura, com cerca de 4 a 8 armadilhas por planta. Se você der mais nutrientes para sua dionéia, na esperança de que ela fique maior, pode acabar atrapalhando em vez de ajudar no crescimento, porque a planta evoluiu para sobreviver em ambientes pobres em nutrientes.
    Tenha muitos insectos – se a sua planta for cultivada em um terrário ou dentro de casa, onde não haja um farto suprimento de aranhas, moscas e outras delícias para a dionéia, você mesmo terá que fornecer. O apetite delas não é voraz; dois ou três pequenos insetos (como uma mosca doméstica) por mês darão conta do recado. Se sua planta não estiver do lado de fora de casa, você também terá que limpar manualmente os restos das refeições; sem chuva e vento para ajudar na dispersão, o exoesqueleto – restos da refeição – pode não ser totalmente removido da armadilha.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.