Como plantar alface no jardim?

 

Deliciosa, saudável e com poucas calorias, a alface é um alimento que se quer sempre fresco, por isso, é o legume ideal para se ter numa horta – à mão de semear e de saborear. Assim eu gostaria de aprender a plantar e a cultivar alface no meu próprio jardim. Podem me dar algumas dicas?

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...

Escrito por avelino em Jardim, Paisagismo, Piscinas e Jardinagem

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Como plantar alface no jardim?”

  1. alexsantos diz:

    A alface deve ser sempre plantada na Primavera e depois da época das geadas. A alface tanto pode ser plantada com recurso a sementes, como em pequenas plantas previamente envasadas – se optar pelas últimas, certifique-se que o aspecto das suas folhas seja jovem e saudável e que o caule não esteja já muito desenvolvido. A alface requer um solo rico em húmus, um pouco alcalino, húmido, mas bem drenado e com sol directo ou meia sombra. Fácil de cultivar, a alface cresce rapidamente, atingindo, em média, uma largura entre 10cm e 40cm e uma altura entre 10cm e 30cm, sendo que cada planta produz cerca de 10 folhas de alface. Se não tiver um jardim ou horta, saiba que a alface também pode ser cultivada em vaso.
    A alface é um legume de Verão e de Outono, cujas folhas podem ser colhidas à medida que se necessita, mas deve colher-se a planta completa antes das primeiras geadas, para evitar o seu estrago. Retire sempre as folhas exteriores antes de colher a alface completa, a não ser que o centro se apresente duro – nesse caso, significa que a planta ainda irá florescer. Se a alface estiver pronta para ser colhida, mas o centro estiver muito duro, corte a planta pelo pé com recurso a uma faca.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.