Qual a diferença entre as plantas que tem flores e dão frutos das que não dão frutos?

 

Gostaria de saber qual a diferença entre as plantas Gimnospermas e as plantas Angiospermas.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Qual a diferença entre as plantas que tem flores e dão frutos das que não dão frutos?, 6.0 out of 10 based on 3 ratings
  • como chamamos plantas que produzem flores e frutos
  • distincao de plantas com flor e sem flor
  • exemplos de plantas que não tem frutos
  • nome das plantas que não dão flor
  • plantas que dão fruto e não dão flor

Escrito por dani em Jardim, Paisagismo, Piscinas e Jardinagem

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Qual a diferença entre as plantas que tem flores e dão frutos das que não dão frutos?”

  1. mariana diz:

    São plantas mais diferenciadas, com raiz, caule e folhas, órgãos que realizam as funções de nutrição e flores que realizam as funções de reprodução, assim como são plantas em que os gametas masculinos são, em geral, desprovidos de cílios ou flagelos, sendo levados para os gametas femininos com o auxílio de tubos polínicos, nas criptógamas, ou plantas sem flores, os gametas masculinos se movimentam na água.
    Dentro do grupo da fanerógamas existe uma grande divisão em dois subgrupos, as gimnospermas e a angiospermas
    A presença ou não de frutos implica em muitas outras características diferentes entre as gimnospermas e angiospermas. Vejamos então quais são:
    Gimnospermas: Flores aperiantadas e unissexuadas, os megasporófilos (carpelos) não sofrem enrolamento durante o seu desenvolvimento, não formando, portanto, ovário. Os óvulos e as sementes são, portanto nus. Os esporófilos encontram-se em geral, agrupados em estróbilos, uns masculinos e outros femininos. As suas flores são desprovidas de nectários, de modo que a polinização é sempre pelo vento, caindo os grão de pólen directamente no interior do óvulo, numa câmara polínica, onde germinam e desenvolvem os tubos polínicos, que levam os microgametas para os macrogametas.
    A fecundação é simples, porquanto há apenas uma oosfera no interior do arquegônio.
    Angiospermas: Flores em geral periantadas, umas unissexuadas e outras andróginas, Os megasporófilos sofrem enrolamento, formando ovário que se transforma em fruto, onde ficam alojadas as sementes.
    As suas flores em geral possuem nectários de modo que atraem insectos e pássaros, caindo os grãos de pólen no estigma do carpelo onde germinam e se desenvolvem os tubos polínicos, que levam os microgametas para os macrogametas. Verifica-se dupla fecundação, porquanto um microgameta se une com a oosfera o outro com o núcleo polar.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.