Quero tocar violino outra vez!

Download 3 Ebooks
 

Olá! Toco violino há muito tempo, muito tempo significa seis anos, e comecei a perder o interesse há uns anos atrás. Os meus pais tiraram-me o violino e para além disso tiraram-me das aulas de violino, fiquei muito triste por isso… Agora acabaram por me dar outra vez o violino e eu comecei a praticar novamente durante um mês, mas depois voltei a ter preguiça em praticar mais… Por favor, ajudem-me! Na semana passada já não praticava há três dias e o meu pai retirou-me o violino outra vez, ele esperava que eu praticasse trinta minutos por dia! Como é que eu hei-de treinar se não sou motivado para isso e se me tiraram das aulas? Por favor, alguém me ajude a conseguir resolver esta situação! Eu adoro tocar violino mas depois acabo por me desmotivar e por achar uma seca pois toco sempre as mesmas músicas e não evoluo mais daquele patamar. Ajudem-me a gostar outra vez de tocar violino e a achar que é divertido, senão o meu pai não me devolve o violino e sei que ele me pagaria as aulas de violino outra vez se eu praticasse todos os dias um bocadinho!

Obrigado e por favor ajudem-me!


Escrito por mariofernando em Casa e Jardim, Jogos e diversões

Etiquetas:, ,

 

3 respostas a “Quero tocar violino outra vez!”

  1. dinora says:
    Claramente, gostas da ideia de seres um violinista exemplar mas não gostas da ideia de teres de praticar essa arte de tocar violino. Aqui estão duas abordagens que eu espero que funcionem:
    1- Praticar violino de forma mais divertida.
    2- Tornar a prática de violino a maior prioridade relativamente a outras coisas que podes querer fazer.

    Como tornar a prática do violino mais divertida:
    1. Apostar em composições musicais mais divertidas e deixar de parte as peças musicais que não são tão entusiasmantes.
    2. Vê o dueto entre o Russell Crowe e Paul Bettany no filme “Master and Commander: the Far Side of the World” e tenta tu próprio tocar violino como eles. De qualquer das formas o Russell Crowe não era violinista quando aceitou essa parte; Ele aprendeu a tocar violino especificamente para fazer o filme.
    3. Tocar violino é apenas como qualquer outra coisa que requer músculo e movimento corporal: Tens de fazer isso repetidamente e regularmente para construíres esse músculo de que precisas, mantêm-te adaptado à postura requerida e vais ver como melhoras a tua performance. No entanto, não tens de treinar violino todos os dias, é importante é que os dias em que treinas, esse treino valha a pena. Se o teu pai quer que tu pratiques todos os dias 30 minutos por dia durante 7 dias da semana, são 210 minutos por semana. Talvez consigas fazer isso mais facilmente se treinares 42 minutos por dia durante 5 dias ou 60 minutos repartidos em 20 minutos cada num dia durante 5 dias. Talvez se planeares um dia ou dois dias de treino, ou se no mesmo dia repartires o tempo em que estás a tocar, torna-se mais divertido.
    4. Não é bom fazeres 30 minutos de treino e teres de tocar tudo misturado e por vezes à pressa enquanto podes dividir esse tempo em sessões de 15 minutos ou de 10 minutos. Certamente terás mais rendimento tendo sessões mais curtas do que ter sessões mais longas em que acabas por perder a concentração naquilo que estás a tocar e a sessão ser uma seca pois é longa demais.

    Como fazer da prática a maior prioridade:
    1. Desenha uma tabela e coloca-a num local onde passas muitas vezes durante o dia, ou até perto do sítio onde treinas violino. Na tabela faz uma lista dos dias da semana numa coluna e o tempo por dia que queres treinar violino. Depois coloca também as outras coisas que tens de fazer no dia-a-dia e acabas por fazer o teu horário de treinos baseado nisso, tendo sempre em conta que todos os minutos livres podem ser dedicados ao violino. Coloca ainda nessa tabela actividades em que te comprometes a não fazer até teres terminado a sessão de violino tais como:
    Falar ao telefone
    Mandar mensagens no telemóvel
    Ir ao Facebook
    Ver televisão
    Tomar banho (não disseste a tua idade-este funciona bem para adolescentes mais velhos =))
    Jogar computador

  2. Rodrigues Damaso Rosa says:
    Bom acho que poderia te ajudar muito sendo um professor da area musical .O que mais te tira a motifação e o fato de vc ter parado com as mesmas lições ou musica para que esta motivaçaõ retorne e preciso ter coisas novas tocar musicas que gosta de ouvir e nao ficar abtolado pensando que este instrumento so toca musicas classicas
  3. Roberval H says:
    Caríssimo…
    Não espere motivação dos outros, dos seus pais, ou do ambiente, em aulas a mais ou a menos.. no ramo da arte, por exemplo, a motivação deve vir de vc mesmo! É no prazer GRATUITO que vc sente quando solta melodias de seu instrumento musical.. é claro que essa relação instável com seus pais, ao ponto de regular o violino e as aulas, te deixam desmotivado.. maas não é só porque eles te dão o violino que vc fica motivado, tanto é que vc mesmo assume que desanimou nesses tempos, mesmo tendo o violino disponibilizado por seus pais.
    Obviamente vc está com dificuldade em “subir de patamar” na relação com seu pai, por isso a dificuldade direcionada para o violino…
    por isso, se preocupe menos em como o seu pais vai ou não agir, e foque mais no seu prazer em tocar violino. naturalmente vc subirá de patamar, ousando novas musicas.. no momento vc ao está criando, está apenas repetindo. arte é criação 😉 arte exige independência interna!!! a independencia vem quando amadurecemos, não ficamos naquela repetencia de vida…

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.