Como utilizar correctamente uma máquina de lavar?

 

A máquina de lavar roupa é hoje em dia um dos electrodomésticos mais utilizados nas casas portuguesas, sendo por isso importante fazer uma escolha sensata na altura de compra deste aparelho. Por este motivo, no momento da compra, opte por equipamentos de boa qualidade.
Antes de adquirir o aparelho é importante considerar o número de pessoas do seu agregado familiar, a existência de crianças, actividades lúdicas ou profissionais (que exigem lavagens mais constantes e com programas específicos), a frequência das lavagens (diária ou semanal), entre outros.
As maiores capacidades de carga de algumas máquinas implicam, por vezes, gastos mais elevados de água e de energia, aumentando também a probabilidade de ter que proceder a ciclos de lavagem com a máquina ainda longe de ter a carga completa, o que constitui um desperdício de água e electricidade.
Gostaria de saber que conselhos me podem dar para fazer uma correcta utilização da máquina de lavar?

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...

Escrito por jonas em Consertos, Manutenção, Reparação e Reconstrução, Habitação

Etiquetas:, ,

 

2 respostas a “Como utilizar correctamente uma máquina de lavar?”

  1. ferreirinha diz:

    Recorra a detergentes de lavagem de boa qualidade, mesmo a baixas temperaturas, e dosei-os de acordo com as indicações fornecidas na embalagem. Demasiado detergente pode danificar as roupas para além de ter impactos negativos no ambiente.
    Antes de lavar a roupa separe-a em função das suas características (leia atentamente as etiquetas) e sujidade. Escolha o programa de lavagem adequado à roupa em questão e evite a utilização de programas a temperaturas de 60 a 90ºC.
    Em cada ciclo de lavagem utilize, sempre que possível, a capacidade máxima de carga da máquina. A carga máxima foi atingida quando colocando a mão e parte do antebraço dentro da cuba a roupa não fica comprimida. O excesso de carga estraga a cuba e não permite uma boa lavagem da roupa.
    Se a sua máquina tem a função de pesar a roupa que lava, função já bastante comum, usará e aquecerá somente a água necessária para essa quantidade, reduzindo o desperdício de energia. Caso não exista esta função e necessite de fazer uma meia carga, escolha o programa/função adequado para o efeito e reduza a quantidade de detergente.
    O aquecimento da água é responsável por grande parte do consumo eléctrico de uma lavagem. É recomendável recorrer a programas de baixas temperaturas pois desta forma diminui a factura da electricidade, sem prejuízo da lavagem da roupa, dada a eficácia dos actuais detergentes.
    Se tiver tarifa bi-horária, tente utilizar a máquina de lavar nas horas de vazio. Algumas máquinas têm funcionamento programável ou então pode recorrer a um temporizador.

    GD Star Rating
    loading...
  2. como posso fazer para decifrar o esquema eletrico do time mecanico?

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.