Devo responder a este usuário ebay?

Download 3 Ebooks
 

Hoje recebi um e-mail de um usuário do ebay a perguntar sobre o envio de um item para o Canadá e a perguntar se podia pagar por cartão de crédito. O e-mail foi enviado para a minha conta de negócios, em vez de através do eBay, que é habitual e recomendável. (No entanto, eu forneço o meu endereço de e-mail comercial para facilitar as transações.)
O número do item listado no e-mail não corresponde a nenhum dos itens que eu tenho listados. Para além disso, o usuário pede para despachar o item para o Canadá, mas a conta dele diz que ele está localizado na Alemanha, e todo o seu feedback é em alemão (mas é positivo).
Ele diz que quer o item no prazo de três dias e que está disposto a pagar o transporte internacional ‘acelerado’.
Tenho um pressentimento que é um golpe, mas ao mesmo tempo não queria alienar um potencial comprador. Há qualquer maneira pela qual ele me possa prejudicar se a única coisa que eu fizer for responder ao seu e-mail?
Eu sei que não é suposto fazer transações fora do ebay (o e-mail avisa disso), e eu não tenho planos para o fazer. No entanto, os usuários do eBay podem selecionar as formas de pagamento que aceitam. Por conveniência eu selecionei, unicamente, paypal.
A minha pergunta não é tanto no sentido de “Devo fazer o negócio?” mas sim “Devo responder ao seu e-mail para que possa obter mais informações para ter mais certezas sobre o tipo de golpe que ele quer fazer?”


Escrito por margarida em Computadores, Gadgets e Internet, Internet

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Devo responder a este usuário ebay?

  1. carlos-silva says:
    Você está correta, não há comprador.
    Há apenas uma golpista que a tenta roubar.
    O golpista não está interessado na sua identidade ou na sua conta bancária, quer apenas convence-la a enviar o item, sem que ele lhe envie um único cêntimo.
    O e-mail seguinte será de outro dos nomes falsos do golpista e um e-mail, gratuito, falso fingindo ser a “empresa de transporte internacional”, dizendo que “nós só aceitamos dinheiro enviado via Western Union ou MoneyGram como método de pagamento”.
    De seguida, o próximo e-mail será de outro nome falso do golpista e e-mail gratuito, fingindo ser o “secretário / assistente / contabilista” a exigir-lhe um pagamento superior de um cartão de crédito roubado e que envie o dinheiro via Western Union ou MoneyGram para o golpista que se faz passar pela “empresa de transporte ‘acelerada’ internacional”. Quando o processador do cartão de crédito for alertado de que o cartão foi roubado, você terá que pagar, de volta ao banco, todas as taxas e todo o dinheiro do banco que você enviou para um criminoso (no estrangeiro).
    Não, você não deve responder a esse golpista.
    Se você responder a esse golpista, você entra na sua lista de “potenciais otários”. Ele vai tentar um novo golpe, vai mandar-lhe mais e-mails dos seus outros endereços de e-mail usando outro dos seus nomes falsos utilizando montes de histórias em como é o comprador perfeito. Ele vai vender o seu endereço de e-mail a todos os seus companheiros, golpistas, que também lhe vão enviar dezenas de e-mails falsos, todos com o mesmo objetivo, de a roubar.
    Você sabe como verificar o cabeçalho de um e-mail recebido? Se não, você pode obter informações no Google. Ser capaz de ler o cabeçalho para determinar a localização geográfica da origem de um e-mail, ajuda a eliminar as fraudes e os golpistas mais óbvios. Deve excluir e bloquear esse golpista. Não se preocupe em dizer-lhe que você sabe que ele é um golpista.
    Sempre que suspeite, faça uma pesquisa no Google, coloque endereços de sites, nomes utilizados, empresas mencionadas, números de telefone, todos os endereços de e-mail, até mesmo frases dos e-mails, poderá ficar desagradavelmente surpreendida com o que você encontrar, já publicado on-line por outras pessoas.
    Se você consultar o “yahoo buyer’s protection program scam”, “fake paypal e-mail scam”, “ebay escrow fraud ” ou algo semelhante irá encontrar centenas de mensagens de vítimas deste tipo de golpe.

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.