Como se faz o alinhamento das rodas de um carro?

Download 3 Ebooks
 

Gostaria de saber como funciona o processo de alinhamento das rodas de ma carro.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Como se faz o alinhamento das rodas de um carro?, 4.4 out of 10 based on 5 ratings
  • yhs-iminent_001
  • como alinhar o carro em casa
  • alinhamento automovel caseiro
  • um carro da alinhamento com a suspensao estourada
  • como alinhar as rodas em casa

Escrito por Daniele em Equipamentos Elétricos, Reparação de Equipamentos

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Como se faz o alinhamento das rodas de um carro?”

  1. dani diz:

    A necessidade de alinhar a direcção e balancear as rodas de um veículo pode ter diversas causas, como, por exemplo, a reclamação de um condutor sobre trepidações e mudanças da trajectória ao trafegar, ao se efectuar reparos ou substituição de componentes da suspensão e direcção, após o impacto em um buraco ou colisão com outro veículo, entre outras causas.
    Antes de colocar o veículo na rampa alinhadora, o reparador deverá utilizar o elevador como um aliado, para a devida inspecção da suspensão, direcção, pneus e rodas.
    A suspensão e direcção deverão receber atenção redobrada quanto a componentes danificados ou empenados (terminais, braço articulado, pivôs, molas, amortecedores etc.), que poderão comprometer a precisão de ajuste dos valores impostos pelo manual do veículo.
    Os pneus deverão ser calibrados com intuito de favorecer altura idêntica nos quatro pontos de sustentação e, consequentemente, maior precisão na aferição. Além da calibragem, o TWI deverá ser verificado. A sigla significa Tire Wear Index, ou índice de desgaste do pneu. Para facilitar a localização dos indicadores (lombada entre os sulcos do pneu), existe uma seta em sua lateral. Geralmente existem quatro pontos de conferência da altura mínima. Mesmo com o auxílio do TWI, o reparador poderá conferir com a parte de trás do paquímetro se o sulco possui altura mínima de 1,6mm, exigida pela legislação de trânsito brasileira. Dica: A medição da profundidade deverá ser efectuada em três pontos, sempre aonde há menor concentração de borracha (maior desgaste).
    Caso os pneus estejam em mau estado de conservação, o alinhamento e, principalmente, o balanceamento estarão prejudicados.
    As rodas também deverão ser verificadas quanto a trincas, empenamentos, amassados, ferrugem, falta de parafusos, porcas ou prisioneiros, estado da válvula de enchimento (poderá estar ressecada e prestes a rasgar), entre outros detalhes.
    É valido também ter uma conversa sobre o veículo para saber todo o histórico do veículo, como por exemplo, se ele recebeu adaptações, sofreu colisão, reparos de alinhamento técnico, entre outros que poderão afectar directamente o alinhamento.
    Em muitas oficinas, auto centers e concessionárias de veículos é comum existir um profissional especializado em alinhamento e balanceamento. Ele faz a mesma tarefa o dia todo e sabe como ninguém os macetes de cada veículo. Porém devido à correria do dia-a-dia e dificuldade de locomoção abaixo do veículo na rampa alinhadora, fica difícil para ele inspeccionar os itens da suspensão conforme citado no parágrafo “pré-inspecção”. Portanto, cabe ao reparador, no momento em que o veículo estiver no elevador (de garras), avaliar os itens vitais ao perfeito posterior alinhamento, ou seja, entregar o veículo na rampa de alinhamento pronto para o alinhador.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.