Preciso de dicas de como instalar um ar condicionado?

Download 3 Ebooks
 

Alguém pode me dar dicas para instalação de um Ar condicionado split?
Será realmente necessário usar bomba de vácuo em 2 metros de tubos? A parte eléctrica é a parte onde tenho a maior duvida, tenho habilidades mecânicas e faço um pouco de tudo mas está difícil encontrar um profissional disponível para este tipo de trabalho. Alguém me pode dar algumas dicas?


Escrito por anamarta em Equipamentos Elétricos, Reparação de Equipamentos

Etiquetas:, ,

 

5 respostas a “Preciso de dicas de como instalar um ar condicionado?”

  1. amelia says:
    O ar condicionado split é um excelente aparelho, melhor do que os ares convencionais, mais económico e de instalação mais fácil…
    Para entender o funcionamento de um ar condicionado split é necessário primeiro entender os princípios sobre ar condicionado e porque o exigimos. Quando as temperaturas sobem torna-se necessário alterar os excessos da natureza e domesticar o clima. Este trabalho é feito condicionando o ar em torno da casa ou do quarto.
    Os condicionadores de ar vêm em vários tamanhos e com diferentes capacidades de refrigeração. O preço varia de acordo com o modelo. Além dos modelos comuns de janela, há também os condicionadores de ar split, mas os princípios básicos geralmente são os mesmos.
    Também achei absurdo o preço que estão a cobrar para instalar o ar condicionado Split. Dei uma olhadela na internet e encontrei vários sites que ensinam como fazer a instalação (com filme e tudo). Achei muito fácil para quem tem alguma habilidade técnica. Dê uma olhada na net, já ajuda muito. Não me parece necessário fazer vácuo no sistema como eles mostram. Estou a instalar o meu ar condicionado hoje, espero que dê tudo certo. Gastei algum dinheiro em material para a instalação. O mais importante é ter um pouco de capricho e cuidado.
    O melhor é recorrer a um profissional, mas especule, não dê o serviço para o primeiro. Com essas informações que lhe falei não está mais cru, portanto demonstre que conhece alguma coisa.
  2. Anderson Oliveira says:
    Amália, vamos direto ao ponto que interessa.
    Todo e qualquer equipamento cujo funcionamento tem princípio a refrigeração, OBRIGATORIAMENTE!!! deve-se fazer o vácuo. A função do vácuo é retirar a umidade residual do sistema frigorífico (da tubulação em questão) para tal é necessário sim utilizar uma bomba de vácuo, cujo o óleo da bomba esteja em perfeita condição de uso. Quando não se faz vácuo na tubulação, acontece uma reação química entre o óleo do compressor+ umidade + Fluido refrigerante (popularmente conhecido como gás) que se transforma em um ácido, capaz de danificar o verniz de isolação do motor do compressor, onde o mesmo pode ser submetido a uma queima prematura e muitas vezes os mecânicos não conseguem diagnosticar a causa.
    Todos os fabricantes de ar condicionado orienta em seu manual de instalação (sem exceção ) um vácuo em torno de 500 microns. Somente um profissional qualificado entende estas exigências e trabalha de acordo com o indicado pelo fabricante, a fim de que seja feita um boa instalação, não somente estética mas sim tecnicamente.
    Ainda sim, informo que todos os aparelhos novos já saem de fabrica com uma carga parcial de “Gás” que geralmente supre a uma instalação de 5 a 7 metros, não sendo necessário dar uma carga adiciona como costuma a dizer por aí.
    Enfim, busque profissionais que não se pegam a vídeos da internet mas sim que se dedicam a buscar o conhecimento técnico através da qualificação que esta disponível a todos para este mercado de atuação.
    Espero ter ajudado
    Anderson Oliveira
    Delta Service – SP
  3. Mario says:
    Ola Amigo sou instalador de ar cond., não concordo com o que diz nosso amigo, Vacuo não é necessario.
    Fasso minha pergunta a ele. se o vacuo não é necessario para que serve vacuo num sistema de refrigeração.
    Resp. É atraves do vacuo que retiramos toda a umidade do sistema, sabe o ar que respiramos ele esta dentro do tubo de cobre que ira passar gaz no futuro, o ar geralmente tem 40 50 60 % de umidade.
    Umidade é sinonimo de agua. se vc não faz vacuo nim sistema, sua maquina esta condenada. mais dias ou menos dias ela vai parar.
    .
    O ar que fica no sistema com 50 % de umidade depois de libarar o gaz da maquina ela vai começar a funcionar, e então ira condensar este gaz e ai esta junto a umidade. que ao passar pelo capilar ( caninha fininho da espessura de um palito de dente) ira formar uma bolinha de gelo (pois o ar tem umidade) este gelo dentro do sistema ira impedir do gaz fluir fazendo com que seu aparelho reduza o desempenmho e aumente o consumo, e diminui sua vida util significativamente.
    Pois então depois de soltar o gaz sem vacuo ( depois da merda feita) já era… fica mais caro a emenda que o soneto.
    Procedimento de limpeza.
    O Tecnico ira retirar as 2 unidades e desmontala tera que retirar o motor compressor do condensador trocar o oleo do mesmo, recolocar olio, fazer a limpeza de todo o sistema com gaz de limpeza R11 empurrando com nitrogenio. lacrar novamente tudo soldar tudo. e levar para o cliente.
    ai sim fazer as flanges e depois de conectado fazer o facuo de ao menos -500 cfm, apos atingir o vacuo, feichar o manometro e aproveitar e verificar se não tem vasamento no sistema.
    O Mau do ser umano e querer inventar as coisas que aomenos entende.
    Olha só
    O fabricante escreve uma porcaria de um manual em portugues. e o sidadao compra um aparelho de no minimo mil reais e diz que, nao isso nao e preciso.

    Cara lg, gree, e muitas outras marcas.
    quando o aparelho da defeito eles retiram uma amostra do olio do compressor e ali eles detectão impuresas de instalação e atemesmo agua. moleculas e então. bom se ferrou. cade a garantoa….
    sabe o que vai chegar na sua cassa..
    não é um aparelho para repor o seu e sim um laudo tecnico dizendo que a garantiao não cobre o seu equipamento por conter defeitos de instalação.
    ai vc pega os 650,00 e me paga que arrumo a maquina para vc.
    ou então pega 1000 e compra outra e faz a mesma coisa…

  4. Mario says:
    desculpe os erros de portugues.

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.