Herança de uma casa

 

A herança é somente uma casa, mas no caso alguns herdeiros não querem vender para dividir, porque estão bem financeiramente. Somente um deles não tem casa e quer vender para comprar a sua casa.

Qual deve ser o procedimento, tendo em conta a situação anteriormente descrita?

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Herança de uma casa, 3.9 out of 10 based on 18 ratings
  • casa de herança
  • como legalizar casa de herança
  • posso deixar herança de casa financiada?
  • o e treise me vende a parte da herança com fica
  • como dividir uma herança

 

14 respostas a “Herança de uma casa”

  1. kelem diz:

    Minha mãe é viva e moro com ela. A casa e financiada e sou eu quem pago tudo, a mais ou menos 8 anos, tenho mais dois irmãos que nunca ajudaram. Eles tem casa própria. Se minha mãe vier a falecer eu posso entrar na justiza para ficar com o imóvel como uso capião. Esta em uso e futos dela.

    GD Star Rating
    loading...
    • Jair diz:

      Se tens comprovantes dos pagamentos, estes podem ser cobrados por ti por ocasião do inventário ou até mesmo agora. Porém, teus irmãos podem pedir que pagues aluguel, já que o imóvel também é deles.
      O imóvel, se está em usufruto dela, significa que, ela já dividiu o mesmo com vocês três, só que ela está com o uso e os frutos, ou seja, enquanto ela for viva vocês não poderão vender ou alugar ela.
      Provavelmente, como estás pagando e cuidas da tua mãe, isto terá que ser considerado no futuro. Mas, o que acontecerá quando tua mãe falecer? Vocês levarão o atestado de óbito e o registro de imóveis vai averbar a LIBERAÇÃO do usufruto e o imóvel passará para a propriedade dos 3 irmãos.
      Aí, surgirá uma situação. Estás morando lá. Ou eles passam para ti, cada um, a parte deles, tudo direitinho, escriturado e averbado, ou então eles simplesmente podem pedir para vender a casa e dividir entre 3. Claro que aí tu não concordarás e poderás pedir ressarcimento pelo que pagastes, pelos cuidados que prestastes à tua mãe, e eles poderão querer algum aluguel já que o bem era deles também. Tudo depende do bom senso deles, mas creio que a casa ficará para ti. Mas, exige tudo escriturado e averbado, porque teus irmãos possuem esposa e filhos e estes sim poderão querer complicar depois. Vai com calma que conseguirás o que é teu direito e justiça.

      GD Star Rating
      loading...
  2. Não sou advogado e não conheço as leis. Me parece simples, se abre o inventário, nomeando-se um inventariante para cuidar da distribuição igual entre os herdeiros. O juiz ou o tabelião estabelecem um valor para o imóvel e então é obrigatório vender o imóvel para distribuir o valor a cada um. O inventariante coloca o imóvel à venda, mediante várias avaliações de profissionais idôneos, e o juiz aprova ou não a avaliação. E pronto.

    GD Star Rating
    loading...
  3. JOSINEIDE PEREIRA diz:

    A LEI NÃO O OBRIGA A CEITAR O QUE QUEREM OS OUTROS HERDEIRO, MAS, LHE ASSEGURA O DIREITO DE SER ASSSISTIDO E RECONHECIDO COMO HERDEIRO E INDA QUE NÃO QUEIRAM DEVEM VENDER OS BENS E DIVIDI-LO EM PARTES IGUAIS. DESDE QUE, ESTE ESTEJA EM INVENTÁRIO E LEGALIZADO JUNTO AOS ORGÃOS COMPETENTES. AS CUSTAS DO INVENTÁRIO NÃO É SÓ DO QUE QUER A VENDA DO IMÓVEL MAS SIM DE TODOS QUE TEM DIREITO A HERANÇA

    GD Star Rating
    loading...
  4. Meire diz:

    Contruimos uma casa no mesmo terreno da minha sogra,meu esposo tem mais duas irmas e não nos damos bem, a casa não tem escritura, somente contrato, minha casa é bem melhor que de meus sogros, mas tenho receio de caso eles *faltem*, elas tomem alguma atitude contra nós,tenho nfs, recibos de pedreiros, existe alguma maneira dentro da lei para que possa ter o minimo de segurança futura, tenho um filho menor.

    GD Star Rating
    loading...
  5. Jair diz:

    De qualquer forma, em caso de inventário, o terreno com a casa dos sogros terá que ser escriturado, até para que o bem possa ser vendido para dividir o dinheiro entre os herdeiros.
    O que estiver no contrato de compra da casa dos sogros servirá de base para a escritura, mas, a prefeitura poderá exigir a inscrição da casa construída depois, para regularizar quanto ao IPTU.
    Geralmente, o que estiver dentro do terreno pertence aos proprietários do terreno, mas, se estiver na escritura somente o terreno e uma casa, se pode provar que a outra casa foi construída por você e seu marido. Mas, quando vendem um bem para distribuir entre os herdeiros, se vende todo o bem, se avalia todo o bem, é claro.
    O que pode ser feito, quando do inventário, é vocês comprarem a parte das duas irmãs. Ou seja, se avalia todo o bem, se desconta o valor da construção da casa do casal e se paga as duas irmãs.
    É possível, também, seus sogros fazer a distribuição da herança em vida, o chamado “usufruto”, que significa que os bens serão divididos já, mas “o uso e os frutos” do bem ficam com os sogros, enquanto eles forem vivos. É importante lembrar que os proprietários não precisam distribuir 100% do bem, eles podem, por exemplo, dar uma parte maior a você e seu esposo, para compensar o valor gasto na casa. Ou seja, uma parte da herança pode ser dada a qualquer pessoa, porém a metade é obrigatoriamente dividida igualmente.
    Outra questão, se for feito usufruto, é que um dos sogros poderá falecer antes do outro, forçando-se então a abertura de inventário. Neste caso, o cônjuge sobrevivente herdará 50% do imóvel, enquanto os três filhos dividirão os outros 50%.
    Um advogado especializado em direito de família pode aconselhar se é necessária alguma ação agora, isso eu não sei.

    GD Star Rating
    loading...
  6. Jair diz:

    De qualquer forma, como regra de vida, é melhor sempre ter tudo legalizado, com a documentação em dia, impostos pagos. Assim, em qualquer situação que ocorra, será rápida e fácil a aplicação da lei.

    GD Star Rating
    loading...
  7. meus avós faleceram e deixaram uma casa que será dividida com 6 irmãos, mas uma das irmãs alugou a casa e ninguem sabe desse aluguel, pergunto o irmão mais velho tem voz ativa nesse caso e se um apenas é contra a venda da casa o que fazer?

    GD Star Rating
    loading...
  8. É, não tem jeito, depois que alguém morre, vem briga pelos bens que chato isso!!!
    Também passo por isso, minha sogra que quase foi uma mãe, a 5 anos atras pediu para que eu morasse na casa, pq ela iria morar em Minas Gerais, com um dos filhos. À dois anos atrás ela faleceu, aí começou os olhões até para quem já tem casa própria. Estão tentando tirar meu marido da casa, alegam que ele não tem direitos nenhuns, como se ele não fosse filho, como se fosse um bastardo…Irmãos só Jesus afff…. falo ao meu marido para saírmos, mas ele quer lutar por seus direitos, dizendo que também tem parte sobre esta casa, afinal todos são maiores, casados e com filhos.
    Gostaria de saber se meu esposo tem este direito até arrumarmos um lugar nosso mesmo. Detalhe a casa não tem escritura. é um terreno de mutirão, dizem que este terreno e de uma igreja católica próximo e pagamos IPTU e água, e os mendigos ainda brigam… afff. Todos trabalham mas parecem morrer de fome.

    GD Star Rating
    loading...
  9. Terezinha diz:

    Temos uma propriedade de 1000 hectares de terra ou seja uma fazenda, somos 9 herdeiros, quem é o inventariante é nosso irmão, é o seguinte, irá passar dentro da sede um linhão de energia, que a empresa irá indenizar os herdeiros nesse trecho que vai passar o linhão, mais meu irmão o inventariante quer por o dinheiro da indenização em juizo,para pagar eventuais dívidas, ou seja ficar com o dinheiro sem repassar aos herdeiros,ele pode fazer isso sem o consentimento ou assinatura dos herdeiro.Agradecida Terezinha, aguardo sua resposta.

    GD Star Rating
    loading...
  10. Mercia diz:

    Bom dia,

    Temos uma casa boa, que meu pai comprou o terreno e eu e minha irmã construímos, meu irmão mais velho nunca nos ajudou em nada e enquanto eu e a minha irmã fazia a casa e reformava, meu irmão ia acumulando fortuna, ela tem 8 casas e mora na casa que construímos para meus pais, ele sempre dizia que não tinha direito a nada pq nunca tinha dado nada,pois meu pai morreu e ele sempre dizia a mesma coisa me casei e minha mãe tinha obesidade morbida ela pediu para que eu ficasse e cuidasse dela pois a minha irmã dava aula e chegava somente as 23:00 hs meu irmão nunca deu um remédio a minha mãe eu cozinhava, trabalhava, cuidava do meu marido da minha filha da minha mãe e dos meus irmão tb, hoje faz quase 3 anos que minha mãe faleceu, não quero mais essa situação minha irmã tem um apto que deu um dinheiro para ajuda-la comprar meu irmão tem oito casas e eu não tenho nada quero comprar a parte dele mas ele não quer me vender dizendo que vale mais do que eu quero pagar, eu até pegaria minha parte e iria embora porém não é justo minha filha fica na escolinha das 7 a 7 confio nessa escolinha, tenho que mudar a rotina de uma criança de 4 anos por conta de um homem que tem 8 casas bem próximas dessa, preciso saber como devo fazer pois além de tudo ele é agressivo tenho medo que ele machuque a minha filha por maldade por conta de uma casa que ele nunca deu um centavo e que até hoje eu que faço tudo por medo de arrumar brica com meu marido e sair coisa pior.

    GD Star Rating
    loading...
  11. olga maria barboza diz:

    ola boa tarde
    a sogra do meu irmao morreu na qual o meu irmao e a mulher dele cuidou ate a morte agora os irmaos da mulher dele quer vender a casa so que o meu irmao mora na casa e sofreu um a v c e nao tem condiçao de paga aluguel como e que fica o meu irmao tem tres filhos dois de menor
    a pressao dos irmaos da mulher dele e muita para vender a casa que pode fazer
    aguado resposta muito obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  12. jessica diz:

    Olá, tenho uma casa que era do meu pai e ficou metade pra minha mãe e a outra metade para eu dividir com meus irmão fiquei 16 anos sem ver a
    casa agora voltei la para vender e chegando lá fico
    sabendo que eles venderam mais não fez o inventário e eu estou com o documento dá casa eles podem vender ou ir a leilão se é herança?

    GD Star Rating
    loading...
  13. jessyka diz:

    oi minha mãe é falecida deixou quatro filhas uma faleceu deixando 2 filhos a parte que pertencia a uma das filhas que faleceu ficou para os dois filhos mais duas das minhas irmã querem vender a casa e os dois filhos da minha irmã que faleceu concordam com a venda da casa, mais uma não aceita o que fazer para conseguir com que a casa seja vendida?

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.