Como acabar com o lixo?

Download 3 Ebooks
 

Diante de tudo isso (para onde deve ir o lixo) essa questão do descarte correto do lixo é um problema social.. é um problema só do governo ou seria de todos nós? Conhecem algum protejo ambiental nesse sentido? Alguém tem alguma sugestão?

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
  • como acabar com o lixo
  • 10 pergunta sobre o lixo
  • perguntas sobre o lixo urbano
  • perguntas sobre o lixo
  • Perguntas eliminacao lixo

Escrito por nicas em Outros Assuntos

Etiquetas:, ,

 

5 respostas a “Como acabar com o lixo?”

  1. mafalda diz:

    Na Alemanha, a colecta separada de lixo em contentores especiais e a reciclagem dos materiais é compulsória desde 1991. A existência de novos equipamentos de reciclagem que dispensam a colecta separada do lixo está gerando polémicas e ameaçando o império da única empresa responsável pela administração do serviço alemão de reciclagem: o DSD (Sistema Dual da Alemanha).
    O sistema alemão de reciclagem funciona basicamente sob a base de licenças pagas pelos fabricantes de produtos ao DSD, que cuida da colecta e reciclagem do lixo seco. Os fabricantes têm em contrapartida o direito de imprimir em suas embalagens o selo do Grüner Punkt, ou ponto verde, que indica que o material é reciclável e deve ser separado coerentemente. A população, talvez mais por interesse do que pela obrigatoriedade, aderiu às regras e separa seu lixo.
    Pelo método, o lixo não é queimado como aconteceria normalmente. O lixo molhado e contaminado com restos alimentares é colocado em caixas de aço. Nestas caixas, microorganismos comem as partículas orgânicas e, pelo calor produzido, o lixo seca. Ao mesmo tempo, o vapor emanado é absorvido por canos especiais. A água condensada é então limpada biologicamente e depois, devido à contaminação que ainda permanece, é feita uma última lavagem a 850ºC.
    Depois de seis dias o lixo é picado. Na primeira fase, os microorganismos se decompõem. As partes mais leves são sopradas por pequenos orifícios de ar. O lixo é então chacoalhado e triado: metal é isolado de não-metal e de vidro, e o vidro é seleccionado até por cores. Depois da retirada dos materiais de mais valor, fica uma mistura de plástico, papel, têxteis e uma biomassa seca. É o estabilato seco (trockenstabilat ou dry stabilate), que possui energia de queima similar à da linhita e pode ser usado em fábricas na produção de electricidade, calor, metanol e cimento.

    GD Star Rating
    loading...
  2. giselle diz:

    como acabar com o lixo de forma correta?

    GD Star Rating
    loading...
    • Bricolage, Casa e Jardim diz:

      Não é possivel acabar com o lixo, mas a forma como se efectua a separação dos resíduos é que determina a sua valorização. Existem sistemas de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos distribuídos pelo nosso País que são responsáveis pela recolha selectiva. Estes sistemas efectuam a recolha, transporte e tratamento/valorização dos resíduos recicláveis, sendo também estes sistemas responsáveis pelo tratamento dos restantes resíduos cuja valorização não é possível.

      A recolha e transporte dos resíduos Indiferenciados é da responsabilidade das Câmaras, e estes resíduos são normalmente conduzidos para aterro sanitário.

      Dicas para a separação dos lixos domésticos

      Os Ecopontos são contentores especiais para depósito de papel, embalagens de cartão, vidro, plásticos e metais recicláveis. A sua função é apenas a de recolha dos resíduos recicláveis. Estes contentores permitem a separação adequada dos resíduos que produzimos diariamente, mas no entanto é importante saber o que podemos depositar em cada contentor, porque basta introduzir-se um resíduo inapropriado, para contaminar os restantes e impossibilitar a sua reciclagem. Por isso, todos nós temos a responsabilidade de garantir a separação adequada de todos os resíduos que produzimos. Em caso de dúvidas, serão as empresas responsáveis pela gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos da vossa área de residência, as mais indicadas para prestar qualquer esclarecimento.

      Existem alguns cuidados essenciais que se aplicam a todos os ecopontos, independentemente da sua côr:
      Não deposite o lixo demasiado pequeno – tampas de plástico, rolhas e caricas não são recicláveis.
      Não amarre o seu lixo reciclável, nem o coloque dentro de caixas ou sacos.
      Cuidado com os produtos perigosos, com maus cheiros, sujos, tóxicos ou cortantes.
      Em caso de duvida, deposite no lixo normal – um simples engano pode impedir a reciclagem de um carregamento inteiro de resíduos!

      Ecoponto amarelo
      Embalagens de plástico e metal

      Depositar : garrafas e frascos de plástico (sumos, água, leite, vinho),sem tampa, não contendo produtos perigosos ou gordurosos (azeite,óleos,…) – vazios e enxaguados.

      Não depositar : Embalagens de iogurte e outros, objectos de plástico, electrodomésticos e outros objectos de metal.

      Ecoponto Verde
      Vidro

      Depositar : Garrafas, frascos e boiões de vidro, vazios e enxaguados, sem tampas ou rolhas.

      Não depositar : Louça de cerâmica ou de vidro (piréx, pratos, chávenas,…) lâmpadas, espelhos. Ampolas, seringas e pára-brisas.

      Ecoponto Azul
      Papel e Embalagens de cartão

      Depositar : Jornais, revistas, folhetos, cadernos, papel de escrita e sacos de papel, embalagens de cartão liso, canelado e de bebidas (leite, sumo,…) – espalmados.

      Não depositar : Papeis sujos ou engordurados, guardanapos, papeis metalizados ou plastificados e envolvidos em plástico.

      Os resíduos depois de separados em casa e depositados nos ecopontos, são encaminhados por transporte adequado, e em contentores específicos, para a empresa gestora dos mesmos, de forma a que estes tenham tratamento e destino final adequado. Os resíduos são devidamente quantificados, sendo para isso pesados na báscula que se situa normalmente na entrada, podendo depois ser encaminhados para o local de descarga.

      No caso do vidro, este é conduzido ao depósito do vidro, onde é feita uma pequena triagem (porque muitas vezes se encontra misturado com outros resíduos que foram indevidamente depositados). Este é posteriormente encaminhado para Reciclagem.

      As embalagens de plástico e metal são conduzidas à central de triagem, onde num tapete em movimento são separados e depositados em silos especificos pelos operadores que se encontram ao longo da mesa(no caso das latas é um electroíman que executa essa operação). Em seguida estes são prensados, sendo depois armazenados até serem conduzidos para reciclagem.

      No caso do papel e embalagens de cartão, este também é descarregado numa plataforma próxima da linha de enfardamento, onde é efectuada uma triagem negativa, sendo depois enfardado e encaminhado a reciclagem.

      Resíduos indiferenciados
      Os restantes resíduos cuja valorização não é possível, e que não é feita qualquer separação, são depositados nos contentores de indiferenciados (verdes), sendo da responsabilidade das Câmaras a sua recolha e transporte para aterro.

      A maioria destes resíduos, são encaminhados para aterro sanitário, sendo inicialmente pesados na báscula e conduzidos a uma central de compactação. Nesta central, estes são enfardados, para que ocupem o menor volume possível em aterro e depositados na célula do aterro em exploração.

      Os aterros têm sistemas de protecção ambiental passiva, sistemas de drenagem de lixiviados, sistema de drenagem de água pluvial e sistema de drenagem e tratamento de biogás.

      O enchimento das células efectua-se de acordo com a atribuição respectiva, de forma a permitir vias de circulação até à fase de selagem.

      GD Star Rating
      loading...
  3. tayna diz:

    adorei sei que vocés vao pressisar

    GD Star Rating
    loading...
  4. matheus diz:

    como acabar com o lixo é so nao jogar na rua

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.