O que fazer perante um terremoto?

Download 3 Ebooks
 

Na eventualidade de uma catástrofe, é sensato considerar a informação como um elemento privilegiado perante uma situação do género. Qualquer que seja o seu tipo.
Em Portugal, dado o facto de nos encontrarmos sobre uma zona de intensa actividade sísmica, a preparação para a ocorrência de um sismo é essencial. A importância desta é proporcional ao nível de intensidade e magnitude do mesmo. Assim que atitude devemos ter perante um terramoto?

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
  • primeiros socorros perante a um terramoto

Escrito por antonina em Outros Assuntos

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “O que fazer perante um terremoto?”

  1. tanita diz:

    A nossa segurança depende, em grande parte, do conhecimento que temos dos riscos associados a um sismo e das acções que são efectuadas, antes, durante e depois do sismo. Se vive numa zona de risco sísmico, adopte uma série de medidas, já que está comprovado que a aplicação de medidas de prevenção e auto-protecção diminui significativamente os danos.
    Algumas indicações a ter em conta: Mantenha acessível, junto ao telefone, uma lista actualizada de contactos de emergência incluindo a polícia, bombeiros, hospital mais próximo.
    Ensine os membros da sua família a desligar a electricidade no quadro geral ou a fechar a água ou o gás nas respectivas torneiras de segurança. Mantenha extintores operacionais relativamente perto de zonas onde haja risco de incêndio.
    Mantenha num local visível e facilmente acessível:
    – Uma muda de roupa por pessoa e calçado confortável;
    – Rádio a pilhas;
    – Cobertores ou sacos-de-cama;
    – Vários conjuntos de pilhas de reserva Papel higiénico e artigos de higiene pessoal;
    – Estojo de primeiros socorros e medicamentos básicos;
    – Mochila ou saco de transporte Velas e fósforos Pratos, copos e talheres descartáveis;
    – Chaves sobresselentes Panelas, abre-latas, sacos do lixo;
    – Documentos importantes, ou pelo menos,cópia destes;
    – Fogão portátil (tipo “camping-gas”) em condições operacionais;
    – Água engarrafada (1 litro/pessoa/dia) Pequenos jogos (baralho de carta e similares);
    Alimentos para 3 dias (sem necessidade de frigorífico):
    – Comida enlatada, leite UHT, bolachas secas, frutos secos, sal, chá, café, açúcar, mel, etc;
    – Medicamentos com receita médica, óculos de reserva, fotocópias de receitas médicas;
    Nota: substitua periodicamente os alimentos; para as crianças e bebés e para indivíduos com necessidades especiais: alimentação adequada, fraldas e biberões, brinquedos, papel e lápis de colorir.
    Em lugares públicos, como escolas ou centros de trabalho, é conveniente realizar simulações com o objectivo de praticar as acções a levar a cabo em caso de sismo.
    Medidas a adoptar durante um sismo: Primeiro, recupere a calma necessária que lhe permita adoptar as decisões mais aconselháveis e oportunas.
    A serenidade e a reflexão são os melhores aliados para enfrentar uma situação que tenha algum tipo de risco ou perigo. Além disso, a segurança do seu comportamento favorecerá a tranquilidade das pessoas que estejam ao seu redor. Pense que se o sismo não for forte, acabará rapidamente e sem causar, praticamente, nenhum dano.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.