Cacau / Chocolate – Beneficios na Saúde

Download 3 Ebooks
 

O cacau é um fruto do cacaueiro e é originário das Américas Central e do Sul. Em tempos foi tão importante e valioso que se serviam dele como moeda de troca para outros produtos. Actualmente o cacau é fonte de muitos lucros, pois é a partir dele que se confecciona o chocolate.

Cacau / Chocolate

O chocolate é um alimento altamente energético, uma vez que contém grandes quantidades de gordura e de hidratos de carbono, para além de ser uma boa fonte de proteínas, de vitaminas e de alguns minerais. Por este motivo, as pessoas obesas ou em dieta com restrição de gorduras não devem consumir este alimento. Na composição do chocolate encontra-se, em grande quantidade, uma substância denominada de teobromina que estimula levemente o sistema nervoso central, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando a fadiga.

Contudo, o consumo repetido e em excesso pode trazer algumas complicações ao nível do humor e criar habituação no organismo. Sabe-se ainda que o chocolate preto e amargo possui propriedades antioxidantes, as quais parecem ter uma função cardiopro-tectora no organismo. Existem vários tipos de chocolate, várias formas de o confeccionar e várias aplicações.

Para além do comum uso culinário, o chocolate é utilizado em produtos farmacêuticos como correctivo de cheiro e sabores e ainda para fins estéticos.

Benefícios para a sua Saúde?

Relativamente ao uso do cacau na estética, surgiu recentemente a chocoterapia: um tratamento de beleza à base do chocolate que dizem diminuir a gordura localizada, combater a celulite, hidratar e melhorar a tonicidade da pele. Verdade ou não ainda estamos por saber, mas quanto mais não seja, as massagens relaxantes realizadas durante a sessão de chocoterapia e o aroma que emana do alimento proporcionam, com certeza, uma sensação de prazer, relaxamento e bem-estar psicológico. E faz crescer água na boca.


Escrito por Laurinda em Alimentos e Nutrição

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.