O que é a Digestão

Download 3 Ebooks
 

A digestão

Os nutrientes de que o nosso corpo precisa para ter energia, para a sua manutenção e regeneração — incluindo os aminoácidos, vitaminas e minerais —, têm primeiro de ser extraídos dos alimentos pelo processo da digestão.
A digestão inicia-se na boca quando mastiga-mos os alimentos para os cortar em pedacinhos. Mastigar estimula a produção de saliva, que contém enzimas que começam a absorver os alimentos quimicamente. Os alimentos misturados com a saliva passam por um longo tubo (faringe e esófago), que se estende desde a garganta até ao estômago. A partir daí os alimentos passam através do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) e pelo intestino grosso (ceco, cólon e recto). O tubo termina no ânus.

À medida que os alimentos percorrem o aparelho digestivo, os vários órgãos — estômago, fígado, pâncreas e intestinos, além das glândulas salivares — juntam-lhe os sucos digestivos e outras substâncias que os ajudam a transformar-se numa substância mais simples. Uma vez os alimentos digeridos, as unidades mais pequenas (nutrientes e muitos não-nutrientes) são absorvidos através das paredes dos órgãos digestivos, entrando na corrente sanguínea e no sistema linfático, que os distribuem através do organismo. Os materiais não aproveitáveis que permanecem após a digestão são expelidos como urina e fezes.


Escrito por dina em Alimentos e Nutrição

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “O que é a Digestão

  1. gabriel says:
    digestão:é a sequência de transformações pelas quais passam os alimentos no sistema digestório para que se tornem nutrientes assimilados pelas celulas do corpo

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.