Planta Camomila

Download 3 Ebooks
 

De entre as diversas plantas vulgarmente designadas por macelas e camomilas, e como tal utilizadas em farmacopeia familiar, são possíveis inúmeras confusões. Estas confusões não têm geralmente consequências graves, se bem que a camomila vulgar seja mais activa que as suas afins, pelo que seria lamentável substituí-la por outra. É fácil distingui-la devido a três características: as lígulas brancas dos capítulos curvam-se para baixo no final da floração; o receptáculo é cónico, oco e desprovido de brácteas entre as flores; as folhas são recortadas em finas lacínias. Muito divulgada em algumas regiões da Europa, é uma planta das searas, das bermas dos caminhos e dos terrenos baldios. Na Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo-se desde a Antiguidade pelo seu aroma peculiar. É curioso verificar que as descobertas empíricas de Dioscórides sobre a acção emenagoga desta pequena camomila foram confirmadas por trabalhos laboratoriais 19 séculos mais tarde. As pessoas nervosas são susceptíveis de, ao ingeri-la mesmo em doses pouco elevadas, sentir uma excitação generalizada e insónias.
Planta camomila
A camomila é comum na Europa, campos, terrenos baldios, bermas dos caminhos; espontânea no Centro de Portugal e arredores de Lisboa, nas searas, campos cultivados e bermas; até 160 m. Tem de 0,20 a 0,50 m de altura. Anual, caule glabro, erecto, muito ramificado; folhas verdes, bipenatissectas, em delicadas lacínias lineares, lisas na página superior; flores brancas, amarelas no centro (Maio-Outubro), em capítulos pedunculados, tubulosos no centro e ligulados na periferia, sobre um receptáculo cónico e oco; aquénio arqueado e pequeno, com 5 costas e encimado por uma coroa escariosa. Cheiro aromático e penetrante.
Componentes: óleo essencial com camazuleno, que se torna castanho com a luz, flavonóides, cumarina, álcool, ácidos gordos, heterósidos, potássio e vitamina C
Tem propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias, anti-sépticas, eupépticas e sedativas.


Escrito por Bem-Estar em Plantas medicinais, Qualidade de Vida

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.