Consumo diário de sal

Download 3 Ebooks
 

O vulgar sal de mesa, ou cloreto de sódio, é a nossa principal fonte de sódio. Este é um nutriente essencial que regula o equilíbrio de líquidos, actua sobre o ritmo cardíaco e sobre as fibras nervosas e musculares. Apesar de não haver dose diária recomendada para o sódio, calcula-se que a ingestão mínima segura é de 1-2 g de sódio — o equivalente a cerca de meia colher de café de sal. Nos países industrializados, consomem-se, em média, entre 7 e 8 g de sódio por dia, muito mais do que o mínimo necessário ao organismo.

Qual o consumo diário de sal recomendado

A relação entre ingestão de sal e hipertensão (tensão arterial elevada) é complexa e ainda não foi completamente entendida. Vários estudos efectuados revelaram a existência de uma relação directa entre consumo de sódio e incidência de tensão arterial alta. Na maior parte das pessoas, no entanto, a ingestão de sal parece não exercer qualquer efeito sobre a tensão arterial. Apenas cerca de 10-15% das pessoas são realmente «sensíveis ao sódio», o que significa que o consumo excessivo de sal lhes provoca directamente o aumento da tensão arterial.

Tensão arterial

A redução da ingestão de sal costuma ser uma das mudanças recomendadas às pessoas com tensão arterial alta . Muitos médicos recomendam que o sal seja usado com moderação, até mesmo por pessoas que tenham a tensão arterial normal. Visto que a hipertensão é um dos principais factores de risco para as doenças cardiovasculares, e como não se pode prever quem desenvolverá hipertensão induzida pela ingestão de sódio e quem beneficiará de uma dieta com baixo teor de sal, é melhor prevenir do que remediar no que se refere à ingestão de sal.


Escrito por Arzilio em Prevenção

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.