Lutar contra a cárie

Download 3 Ebooks
 

A carie dentária consiste numa desmineralização progressiva dos tecidos duros do dente, a partir da superfície da coroa ou da raiz.

Lutar contra a cárie

Alguns germes da flora da cavidade bucal são responsáveis por este processo, como vimos anteriormente, criando um meio favorável, denominado placa dentária ou placa bacteriana. Algumas pessoas são mais sensíveis às cáries do que outras. Mas não se sabe porquê. No entanto, ninguém duvida de que a boa higiene e a boa alimentação, nomeadamente o equilíbrio dos sais minerais, desempenham um papel fundamental na sua prevenção.

A redução do consumo dos açúcares simples e a sua supressão entre as refeições e antes de deitar reduz, certamente, o desenvolvimento das cáries. Vá ao dentista se as gengivas ficarem inchadas ou sangrarem, ou se sentir uma sensibilidade particular aos alimentos quentes ou muito frios. Evite também as escovagens muito enérgicas depois de ter ingerido um alimento ácido, porque qualquer acidez ataca o esmalte. De preferência, bocheche, abundantemente, com água.


Escrito por MariaSantos em Prevenção

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.