Remoção de corpo estranho do olho

Download 3 Ebooks
 

Quando tiver a impressão de que tem um corpo estranho num olho (poeira, pestana ou insecto), coloque-se diante de um espelho. Se conseguir ver o corpo estranho na parte branca do olho, poderá retirá-lo com uma compressa limpa e húmida, enrolada num cotonete.

Remoção de corpo estranho do olho

Se o corpo estranho estiver alojado sob uma das pálpebras, agarre, com a ponta de dois dedos, o bordo da pálpebra superior e puxe-a para baixo, sobrepondo-a à pálpebra inferior. Execute os movimentos de cima para baixo e da direita para a esquerda: esta operação talvez consiga libertar o corpo estranho. Ou então, levante uma pálpebra de cada vez, voltando-a sobre um cotonete, o que lhe permitirá visualizar o objecto.

ATENÇÃO: Se o corpo estranho se encontrar sobre a córnea ou espetado no olho, não faça nada e, sobretudo, não esfregue os olhos; tape o olho atingido com uma compressa limpa e vá ao médico sem demora.

No caso de se tratar de uma gota de um produto de limpeza ou de algum produto químico que lhe tenha saltado para o olho, lave-o abundantemente com água fria. Para isso, coloque o olho por baixo de água corrente, conservando as pálpebras abertas, com a ajuda dos dedos. Apesar disso, vá urgentemente ao médico.


Escrito por ceicao em Prevenção

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.