Exercicio Físico nos Idosos

Download 3 Ebooks
 

As pessoas idosas, devem respeitar, mais ainda do que os jovens ou os adultos, os limites naturais e inevitáveis que o envelhecimento lhes impõe. Deverão evitar os esforços intensos que solicitem excessivamente o coração, os pulmões, as articulações e a agilidade dos músculos. Mesmo quando se foi um desportista de elite, chega um momento em que o organismo sofre uma diminuição considerável das suas capacidades físicas, como referimos na primeira parte deste guia.

Exercício Físico nos Idosos

No entanto, não é preciso parar com a actividade desportiva, mas apenas moderá-la. Se alguém nunca fez desporto, até à idade da reforma, deve dar preferência à ginástica e aos desportos praticados num andamento regular e, mais uma vez, moderado: a marcha, a corrida combinada com a marcha, a natação, o ciclismo em terreno plano. Fazer exercício três vezes por semana, durante meia hora, já é bastante positivo, E, de preferência, convém praticá-lo em grupo, para lutar contra o isolamento, que, muitas vezes, está ligado ao imobilismo.

Este é responsável, não apenas pela rápida degradação física, mas, também, pela perda progressiva das faculdades de adaptação a novas situações: a vida estagna a todos os níveis e o reformado, assim marginalizado, toma-se rapidamente um verdadeiro velho.

ATENÇÃO: consulte regularmente o seu médico, comece devagar e avance muito gradualmente não se esqueça de fazer alguns exercícos de aquecimento antes de cada sessão, A prática de um desporto “não acrescenta anos à vida, mas vida aos anos”. Não impede o envelhecimento, mas permite conservar o tónus musculai-, a flexibilidade das articulações, as capacidades cardíacas e, até, a abertura de espírito nos seus melhores níveis. Pensa-se que também permite lutai’ eficazmente contra a osteoporose. Alguns estudos demonstraram que a frequência das fracturas do colo do fémur é duas vezes menos elevada nos desportistas do que naqueles que o não são.

Bem entendido, o ritmo e a velocidade de execução devem ser moderados e, mais do que nunca, deve-se parar o exercício se aparecerem dores ou se se perder o fôlego. Admite-se, geralmente, um limite de idade para a prática de alguns desportos:

  • remo: 60 anos
  • ténis: 50 anos
  • ciclismo: 75 anos
  • futebol: 55 anos
  • natação: 75 anos
  • voleibol; 60 anos
  • esqui de fundo: 75 anos.

A ginástica e a marcha podem praticar-se em qualquer idade.


Escrito por zulmira em Exercício Físico

Etiquetas:, ,

 

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.