Sinto náuseas constantes. O que poderá ser?

Download 3 Ebooks
 

Tenho um medo horrível de vomitar. Se ouço alguém falar sobre vómitos, começo a sentir náuseas. Quando um membro da minha família está doente, fico o mais longe possível dele e quando estou perto dele, seguro a respiração.
Tenho um problema de náuseas constantes. Geralmente acontece algum tempo antes de eu ir para a cama, mas recentemente começou a acontecer durante o dia. Sinto náuseas e calores, as minhas mãos tremem um pouco e a minha respiração acelera.
Não fui sempre assim. Tudo começou quando eu tinha cerca de 10 de idade, vomitei o jantar. Já tinha vomitado uma vez quando tinha cerca de 5 anos de idade, mas não me lembro muito bem como foi.
Quando vomitei aos 10 anos de idade senti náuseas, durante todo o dia, vomitei de novo, poucos meses depois (não sei o motivo), senti-me bem durante aproximadamente um ano. Mas depois desse ano (tinha eu 11 anos de idade) comecei de novo com o problema das náuseas, estou sempre com medo de vomitar. Esta situação persiste, (tenho agora 15 anos de idade) e eu não sei o que fazer.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Sinto náuseas constantes. O que poderá ser?, 6.8 out of 10 based on 11 ratings
  • enjoo constante
  • enjoos constantes
  • yhs-default
  • nauseas constantes
  • enjoo constante o que pode ser

Escrito por Carlos Silva em Doenças, Qualidade de Vida

Etiquetas:, ,

 

2 respostas a “Sinto náuseas constantes. O que poderá ser?”

  1. Dr Paulo Jorge Dias Martins diz:
    As causas das náuseas e vômitos são muito variadas. A maioria é causada por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, mas certas situações envolvendo outros órgãos também causam esses sintomas. Por exemplo:

    Gravidez, (o que não é o seu caso)
    o balançar de barcos,
    doenças do ouvido,
    enxaquecas,
    doenças ou infecções do cérebro,
    o infarto do miocárdio,
    a insuficiência renal,
    vários tipos de remédios.
    Entre os remédios mais conhecidos por causar náuseas e vômitos de forte intensidade estão os medicamentos usados para o tratamento do câncer (quimioterapia). Nesses casos a náusea e o vômito ocorrem por um estímulo diretamente no cérebro, que é quem coordena a sensação de náusea e inibe ou estimula o vômito.
    Doenças em qualquer órgão podem causar náuseas ou vômitos.
    Apesar da extensa lista de causas de náuseas e vômitos, as mais freqüentes são as que causam “irritação” do estômago ou intestino, como as infecções alimentares, gastroenterites agudas e medicamentos como os antibióticos e anti-inflamatórios.
    Outras causas menos comuns são as obstruções intestinais (que impedem a passagem do alimento pelo intestino) e as inflamações graves de órgãos do abdômen: apendicite, colecistite (inflamação da vesícula biliar), pancreatite, hepatite.
    Pessoas com diabetes há muitos anos, especialmente se mal controlada, podem sentir náuseas e ter vômitos por uma dificuldade do estômago em se esvaziar e empurrar os alimentos em direção ao intestino (gastroparesia).
    O QUE SE SENTE?
    Além da sensação de náusea em si, costuma-se sentir um mal estar generalizado, falta de vontade de comer, vontade de ficar parado e, em alguns casos, o paciente prefere ficar em uma posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor.
    Geralmente, há outros sintomas associados à náusea que variam conforme a causa. Nas infecções gastro-intestinais causadas por vírus ou bactérias, podem ocorrer simultaneamente ou em seqüência, dor e distensão abdominal e diarréia.
    Cada uma das outras causas de enjôo são acompanhadas de sintomas próprios da doença e é importante que sejam descritos para o médico para que a causa possa ser descoberta e tratada.
    COMO SE TRATA?
    A maioria dos episódios de náuseas, com ou sem vômitos, melhora espontaneamente em horas ou poucos dias. Enquanto permanecer o quadro é muito importante que se mantenha a hidratação. Adultos, e principalmente crianças e idosos, devem ser estimulados a manter abundante ingestão de líquidos (água, sopa, suco) para prevenir a desidratação.
    É normal as pessoas não terem vontade de comer enquanto estão nauseadas, e não há necessidade de forçar a ingestão de comida. Todos os esforços devem ser concentrados em estimular o doente a beber líquidos.
    Os quadros agudos costumam resolver-se em poucos dias, e após, o paciente pode gradualmente recuperar o que deixou de comer. Se o paciente tem vontade de comer, deve-se oferecer seguidamente pequenas quantidades de comida, preferentemente com pouca gordura. As sopas fervidas com cereais dentro (arroz, por exemplo) costumam ser bem aceitas e tem razoável quantidade de calorias.
    O tratamento da náusea em si pode ser feito com vários tipos de medicamentos usados por via oral ou injetáveis (via intramuscular ou intravenosa). Para seu uso é necessária a orientação de um médico.
    Casos que não se resolvem em poucos dias, casos em que o indivíduo não consegue manter uma ingestão mínima de líquidos ou casos com sangramento ou outros sintomas importantes associados, devem ser avaliados por um médico para que este possa esclarecer a causa do problema, indicar exames, medicamentos e até internação hospitalar, se necessário.
    COMO SE PREVINE?
    As boas condições de higiene e o adequado armazenamento de alimentos podem prevenir alguns casos de infecções alimentares que são uma das causas mais freqüentes de náuseas e vômitos.
    Situações sabidamente causadoras de náusea em pessoas suscetíveis, como uso de certos tipos de medicamentos e viagens de barco, ônibus ou avião, podem ser manejadas com uso preventivo de medicação. Pessoas que sabem que vão se expor a essas situações, podem aconselhar-se com um médico para saber o que, quando e como tomar medicação preventiva.
    Atualmente, obtém-se um bom controle da náusea induzida por quimioterapia com esquemas antieméticos (contra-vômitos) potentes.
    PERGUNTAS QUE VOCÊ PODE FAZER AO SEU MÉDICO
    Por que estou vomitando esse líquido verde? É bile?
    Devo provocar o vômito quando estou muito enjoado?
    Depois de vomitar muitas vezes saiu sangue, por quê?
    De quanto em quanto tempo posso tomar o remédio para enjôo? Eles têm algum efeito adverso (colateral)?
    Quando devo procurar o médico ou hospital por causa do enjôo ou vômitos?
    Como deve ser minha alimentação nessas situações?

    GD Star Rating
    loading...
  2. antonio diz:
    A minha primeira pergunta é: já falou com um médico sobre este assunto?
    Acho possível que possa ter náuseas derivado a um estado de ansiedade ou de pânico. O medo constante de sentir náuseas pode na verdade fazer com que sinta as náuseas. Os outros sintomas que você mencionou andam de mãos dadas com questões de ansiedade e de pânico. Isto não faz de si uma pessoa louca, ou estranha, às vezes, o nosso cérebro / subconsciência faz coisas estranhas ao comportamento do nosso corpo. Se ainda não falou com um médico sobre o seu problema, faça-o! Se as suas náuseas forem derivadas a problemas de ansiedade ou de pânico, existem muitas formas de as tratar. Outra maneira de descobrir o que está a acontecer consigo é; anotar cada episódio, durante uma semana ou assim. Isto irá fornecer-lhe algumas dicas com respeito a quando, onde e por quê, para que possa identificar se há algo que desencadeia a sensação de náuseas.
    Espero que em breve possa encontrar algum alívio. Muitas felicidades.
    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.