Para que servem as fibras alimentares?

Download 3 Ebooks
 

Queria saber para que servem as fibras alimentares, o que são, etc.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Para que servem as fibras alimentares?, 8.0 out of 10 based on 4 ratings
  • para que serve a fibra no corpo
  • albran para que serve
  • para que servem as fibras alimentares
  • para que serve as fibras?
  • para que serve albran

Escrito por isilda em Alimentos e Nutrição, Qualidade de Vida

Etiquetas:, ,

 

2 respostas a “Para que servem as fibras alimentares?”

  1. ttsilva diz:

    As fibras alimentares serve apenas para regular o trânsito intestinal, a menção da fibra faz-me lembrar os anúncios do “all bran”), mas a sua ação beneficiosa estende-se muito mais além. Apesar de a fibra não ser digerida pelo nosso organismo, é fundamental para o seu bom funcionamento. A fibra encontra-se sobretudo nos vegetais e cereais. Vai lendo para saberes o que deves comer se desejares juntar a tua dose diária de fibra. Não te esqueças que na tua dieta não podes apenas consumir fibra para emagrecer, é um erro.
    1- O que são as fibras alimentares?
    As fibras alimentares são feitas por determinados componentes de vegetais que não afetam as secreções do intestino delgado e passam sem serem ingeridas para o intestino grosso. São da família dos hidratos de carbono e uma diferença em relação aos outros nutrientes (para além das suas propriedades) é que não tem calorias, por isso serem tão recomendadas nas dietas para emagrecer.
    Há dois tipos de fibras: insolúveis e solúveis. Ambas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
    2- Para que servem as fibras alimentares?
    -previnem as constipações
    – Funcionam como um desintoxicante dentro do organismo
    – Tem um efeito saciante, por isso são convenientes nas dietas de emagrecimento
    – Previne o aparecimento das hemorroidas
    – Previnem o cancro, o cancro da mama e o cancro dos pulmões
    – Previnem as doenças cardiovasculares, pois ajudam a eliminar o colesterol
    – Ajudam no tratamento dos diabetes
    – Previnem a formação de celulite

    3- Qual é a quantidade diária recomendada de fibras alimentares?
    Recomenda-se uma ingestão mínima de 20 gramas por dia, mas a maioria dos médicos dizem que a quantidade ideal é de 30 gramas.

    4- O que acontece se tomar muita fibra?
    Tomar muita fibra também tem alguns inconvenientes:
    – Problemas gastrointestinais: um consumo excessivo de fibras alimentares pode provocar problemas intestinais como dores de barriga, diarreia, flatulência e um mal-estar geral. Se não estas habituado a tomar fibra, o melhor é que comeces com uma dose pequena e vás acrescentando até chegar à dose recomendada.
    – Má absorção de minerais: as fibras tem a desvantagem de eliminar mais rapidamente certos sais minerais (ferro, Zinco, cálcio). Esta perdida deve ser compensada com uma alimentação bem equilibrada em minerais.
    Desidratação: uma dieta rica em fibras consome uma grande quantidade de água do organismo, é necessário beber pelo menos uns dois litros diários de água para evitar a desidratação.
    5- Que alimentos têm mais fibras alimentares?
    As fibras alimentares encontram-se especialmente em cereais, frutas e verduras, mas não em todas. O produto vegetal que tem mais fibras brutas por cada 100g é o farelo de trigo. Outros cereais recomendados são: cevada, aveia ou o arroz. É melhor serem sempre integrais.
    Frutas – melancia, framboesa, morangos, pêssegos, marmelos, figos, maças, ameixas, peras, abacates, papaias, mangas, kiwis, laranjas, limões, abacaxis e uvas. Deve comer-se fruta com pele porque é aí que se encontra a maior parte da fibra.
    Legumes – pimentos, beterraba, alcachofras, batatas, pepinos, espargos, beringela, cenoura, abóbora, alho, alface, brócolos, feijão, espinafre e tomate. Melhor crus que cozidos.
    6- Os suplementos de fibra são bons?
    Há pessoas que por determinadas razões têm muitas necessidades especiais de fibra, como por exemplo aquelas com alto nível de colesterol, constipação ou com doenças intestinais. Nestes casos é benéfico tomar suplementos de fibra.
    Em pessoas saudáveis, o consumo de fibra através de uma dieta equilibrada é em princípio adequado.
    Há que ter em conta que o abuso do farelo de trigo, utilizado habitualmente para combater as constipações e para evitar a fome durante as dietas para emagrecer, é contraproducente, pode causar doenças no intestino.
    Aconselho-te que fales com o teu médico antes de te decidires a tomar algum suplemento de fibras alimentares. Existem muitos tipos diferentes e o teu médico pode informar-te se necessitas de um suplemento e de que tipo.

    GD Star Rating
    loading...
  2. marcia sales de oliveira diz:

    Gostaria de saber quais são as fibras que posso utilizar para melhorar a circulação do sangue….e tbm que tenham calcio ja que estou na menopausa.?

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.