Quais são os benefícios da alface na saúde humana?

 

A alface apresenta um reduzido valor calórico e quantidades significativas de carotenóides (antioxidantes), para além da presença de oligoelementos minerais como o zinco, cobre e manganês. A alface constitui um bom antiácido no estômago e no sangue. Contudo, os maiores benefícios da alface são o efeito calmante e sonífero, pelo que está indicada no caso de insónias. o talo da alface contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero que os romanos já utilizavam para dormir bem depois dos grandes jantares e que deu origem ao lactucarium, um popular sonífero e hipnótico do século XIX que se tomava como substituto do ópio sem provocar adição.
Se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar. Caso pretenda algo mais forte, sem ter de recorrer a medicamentos, coza os talos cortados e deixe-os ferver durante 15 minutos e tome a infusão quente antes de dormir. Este caldo do talo de alface também é benéfico para acalmar queimaduras, golpes e, de uma forma geral, qualquer zona dorida.

Não são conhecidos efeitos secundários relevantes.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
  • beneficios do talo do alface
  • alface efeito na saúde
  • talo de alface engorda
  • Quais São os Principais benéficos a saúde humana ?
  • efeito de cha de alface na saude humana

Escrito por Daniele em Alimentos e Nutrição, Produtos Naturais, Qualidade de Vida

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Quais são os benefícios da alface na saúde humana?”

  1. Aida Cordeiro diz:

    A alface é recomendada a mulheres que desejam engravidar e a grávidas que tiveram toxoplasmose, porque têm substâncias que ajudam a evitar anemias, dado intervirem na formação dos glóbulos vermelhos.
    A alface, especialmente a de cor roxa e verde intenso, fornece também provitamina A ou betacaroteno. É também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de acelerar o esvaziamento intestinal
    A alface romana de folha verde que se cultiva ao ar livre é a variedade mais rica em vitaminas e minerais, especialmente se for cultivada na Primavera ou em terreno rico e com um clima temperado. A alface mais esbranquiçada contêm menor quantidade de clorofila, vitaminas C, A e aminoácidos.

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.