Qual o valor de colesterol considerado doença?

Download 3 Ebooks
 

O que é o colesterol, E quais os valores de colesterol considerados elevados? Considera-se uma pessoa doente a partir de que valor?

Vale a pena lembrar como se estabeleceram os pontos de corte para considerar um valor de colesterol normal e desse modo perceber a natureza algo arbitrária desses limites quando a natureza das “doenças” ou dos “factores de risco” é sobretudo estatística e resulta da análise da distribuição das frequências de variáveis contínuas.

Assim, há mais de cinquenta anos, perante a observação do que era então reconhecido (tal qual agora a obesidade) como a epidemia crescente de casos de enfarte do miocárdio e da sua relação com a aterosclerose e os teores lipidíeos, procurou definir-se o que era um valor anormal de colesterol, para assim identificar pessoas em maior risco e estabelecer alvos para intervenção.

Olhando para a distribuição de uma enorme quantidade de medições de colesterol, verificou-se que o valor a que correspondiam os sujeitos com as 5% mais altas concentrações sanguíneas era de 300 mg por decilitro. Pensou-se então que esta era a fasquia para definir anormalidade e sinalizar doença.

Contudo, se apenas 5% das pessoas em geral apresentavam esse ou valor mais alto, também entre os indivíduos com doença cardíaca a proporção era pequena e portanto a capacidade de discriminar doença pouco relevante.

A aproximação frequentista parecia pouco útil. Foi-se então ver, entre os que tinham doença e os que não tinham, quais eram os valores presentes e, melhor ainda, foi-se observar qual era o risco de desenvolver a doença de acordo com o valor inicial de colesterol.

Pôde então concluir-se que valores acima de 240 mg por decilitro se associavam a um risco significativamente superior de doença. E essa passou a ser a nova meta quantitativa. Posteriormente, com a continuação dos estudos, pareceu até que valores mais baixos seriam mais saudáveis e toda uma campanha da industria farmacêutica tem apoiado o início de tratamentos em níveis inferiores.

Compreende-se assim que a frequência, vista como rara, por si não pode ser critério de doença.

A obesidade parece tender a ser a norma. Há assim que encontrar, em estudos prospectivos, quais e quantos os riscos reais que definam então a doença, isoladamente ou enquanto parte da síndrome metabólica.

  • google qual o valor do colosterol para ser elevado

Escrito por joaquim em Doenças, Qualidade de Vida

Etiquetas:, ,

 

Uma resposta a “Qual o valor de colesterol considerado doença?”

  1. André diz:
    A OMS considera 220 e na maioria dos paises europeus o limite considerado aceitavel é 200

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.