Sofro da doença de Ménière.

Download 3 Ebooks
 

Tenho 34 anos e descobri a pouco tempo que sofro da doença de meniére, mas os médicos sabem pouco sobre esta doença. Não posso ser operada, porque sou deficiente auditiva uso proteses auditivas. Estou a enlouquecer não sei o que fazer.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Sofro da doença de Ménière., 6.4 out of 10 based on 9 ratings
  • efeitos viajar de aviao com sindrome vertiginoso
  • acupuntura para sindrome de meniere
  • doenca de meniere depoimento
  • gravida com sindrome vertiginoso
  • homeopatia sindrome meniere

Escrito por Elisabete Henriques em Doenças, Qualidade de Vida

Etiquetas:, ,

 

47 respostas a “Sofro da doença de Ménière.”

  1. Tratamentos para a doença de Ménière.

    Medicinas alternativas

    Acupunctura

    Por vezes, uma única sessão é suficiente para aliviar os sintomas; uma série de tratamentos pode reduzir a frequência das crises.

    Fitoterapia

    Diz-se que o chá de gengibre alivia náuseas e tonturas. A gilbardeira e a betónica, em extracto ou cápsulas, também podem ajudar.

    Terapia pela nutrição

    Um regime alimentar com baixo teor de sal pode reduzir os líquidos orgânicos em excesso, o que pode, por sua vez, reduzir a frequência e intensidade das crises. A cafeína, o álcool e o chocolate podem agravar os sintomas, devendo por isso ser evitados. Algumas pessoas melhoraram reduzindo a ingestão de gorduras a menos de 10% do total de calorias e aumentando o consumo de legumes e fruta frescos e cereais integrais. Podem registar-se melhoras ao fim de duas a três semanas.

    Tratamento em casa

    Durante uma crise, o doente deve ficar deitado na cama num quarto às escuras, tão quieto quanto possível. Pode beber pequenos goles de ginger ale depois de tirar o gás para aliviar as náuseas e a secura da boca.
    É extremamente importante proteger de qualquer lesão adicional as estruturas ciliares do ouvido interno, que são essenciais para a audição. Use tampões de ouvidos quando se encontrar num ambiente ruidoso ou quando utilizar equipamento ou aparelhos ruidosos, incluindo aspirador e secador de cabelo. Se o seu trabalho obriga á utilização de martelo pneumático ou outra máquina ruidosa, use protectores apropriados. Não utilize qualquer dispositivo que envie som directamente para ouvidos através de auscultadores…

    GD Star Rating
    loading...
    • Cristina diz:

      O meu Pai tem a mesma doença e por estar a perder a audição de uma forma gradual, também não lhe foi indicada a operação. Tentou tudo e há cerca de 5/6 anos, já num desespero total, experimentou (embora muito descrente pois é médico de medicina convencional)a acupuntura. E foi um “milagre” na vida dele, pois deixou de ter as crises que já eram quase diárias. Fez um tratamento intensivo no início e, neste momento, faz tratamentos de prevenção na Primavera e no Outono, essenciais para não voltarem as tonturas. É um tratamento caro, não comparticipado, mas que vale a pena. Espero ter ajudado.

      GD Star Rating
      loading...
      • lucia diz:

        Oi Cristina! Vc poderia me passar o contato do local onde seu pai faz o tratamento de outono e verão? Tenho essa doença e desde entao minha vida virou um caos. Obrigada

        GD Star Rating
        loading...
      • Rubia diz:

        Oi Cristina, vc poderia me passar tbm o contato da acunputura que seu pai fez? Obrigada

        GD Star Rating
        loading...
  2. antonio arrojado diz:

    Tenho precisamente o mesmo problema
    os Clinicos receitaram-me um antiverteginoso que em parte resultou alem de fazer acunpuntura, fiz uma consulta de otorrino
    Embora tenha melhorado ainda continuo com a sensação de vertigens atenção as cotonetes
    espero ter ajudado

    GD Star Rating
    loading...
  3. tania diz:

    Ola, sou a tania e tenho 35 anos. Diagnosticaram-me sindrome vertiginoso ou de meniere. Tenho tonturas e um mal estar no estomago e os ouvidos nem se fala..
    o meu medico de familia receitou me tericel para as vertigens, omaprazol para as nauseas e por fim um anti -depressivo. A minha pergunta é:

    é necessario tomar anti-depressivos?

    GD Star Rating
    loading...
    • João diz:

      Tenho 37 anos e a doença de Ménière, mas crises acumulam-se e incapacitam, além de o zumbido horrível não desaparecer.

      GD Star Rating
      loading...
    • Susana Rocha diz:

      Eu tenho alguns destes sintomas mas o que me intriga é que quando vou a conduzir sinto o carro a fugir em especial se tiver uma inclinação. Quem sofre da doença de Ménière sente algo parecido quando conduz?
      obrigado

      GD Star Rating
      loading...
      • Susana Rocha diz:

        Eu tenho exatamente esses sintomas..Alias so tenho sintomas na condução!!

        GD Star Rating
        loading...
      • alexandra diz:

        olá susana! Tenho essa maldita doença a 10 anos…e tive muitas crises que em outra oportunidade conto melhor. Passei por varios médicos e agora a mais nova dessa doença e exatamente o que vc sente, principalmente em rampas enclinadas e meu médico não sabe explicar. Eu tomo betaserc 3x ao dia 2 de manhã, 2 a tarde e 2 a noite. É a pior coisa do mundo. Preciso encontrar alguma luz para esse sofrimento.
        Boa sorte

        GD Star Rating
        loading...
      • Claudia Simoes Gonçalves diz:

        Oi Susana, mesmo andando a pé, nas inclinações temos mal estar. Vou perguntar a minha médica se existe uma causa conhecida, pode ser apenas da vertigem. Pelo que entendi, a endolinfa circula mal ou descontrolada dentro do ouvido e causa todo o desconforto. Basta mesmo uma pequena inclinação na rua para ja desestabilizar.
        Boa sorte e muita tranqulidade para todos nós.
        Descansem bem.

        GD Star Rating
        loading...
      • Darci Braga diz:

        UM vertebroterapeuta ou Quiropraxia, pode manobrar a primeira cervical que na maioria das vezes provoca estes sintomas que podem ser peramente mecanicos osteopáticos. (procurar Prof. Magalhães quem morar no Rio de Janeiro. Moro em são Luis MA.

        GD Star Rating
        loading...
  4. CARUSO TERAPEUTA HOLISTICO diz:

    Olha uma das melhores indicações para este tipo de patologia é a acupuntura auricular, que consiste num tratamento indololor sem efeitos colaterais e que surte efeitos imediatos, concomitante com a aplicação de REIKE, essa é a minha dica. obrigado. bons fluiods! a todos

    GD Star Rating
    loading...
  5. Tenho essa doença e estou em tratamento com medicamentos para vertigens e anti depressivo(Rivotril).Já estou melhor mas fiquei meio traumatizada…é muito triste essa doença.a pessoa acaba perdendo a qualidade de vida…bjs a todos e melhoras.

    GD Star Rating
    loading...
    • Graças a DEUS já estou boa…amém.

      GD Star Rating
      loading...
    • Boa noite. O meu médico desconfia que sofro da Doença de Ménière. Vou fazer exames, mas voce como se tratou?? Consegue conduzir??
      Obrigado

      GD Star Rating
      loading...
    • luiz paulo diz:

      Estou com crise de Ménière a quase 03 meses. Diariamente tomo DRAMIM E LABIRIN, mas nada faz passar as tonturas.
      Não existe outro tratamento para isto?

      GD Star Rating
      loading...
    • lucia diz:

      Daniela…preciamos orar muito a DEUS , pq a medicina não conseguiu ainda nos ajudar. E com certeza depois dessa doença os medos e os traumas chegam……devagarzinho…..e vao se instalando em nosso cerebro. ë horrivel mesmi! Nao sei mais o que fazer da minha vida.
      Bjs

      GD Star Rating
      loading...
    • Lorena diz:

      Eu tenho doença de meniere diagnosticada eu tomo Rivotril Labirn e um dioretico eu gostaria de saber como posso voltar a ter uma vida normal pois por causa dessa doença estou isolada do mundo tenho medo de sair de casa gostaria de saber de saber da Daniela como ela se curou?

      GD Star Rating
      loading...
  6. claudia simoes diz:

    Esta doença é bastante rara e desagradavel. Estou aprendendo a conviver com ela e tentando levar a vida da forma mais normal possivel. A cada dia percebo que ja devo ser portadora faz muito tempo. Eu ficava muito nervosa em lugares cheios, com muito barulho e com muitas pessoas. Musica alta sempre foi um problema. Incomodava-me muito. Hoje percebo que ja podia ser a Doença de Ménière. Com o medicamento tem hora que a cabeça parece que esta quente e vai explodir. Tem que se aguentar a doença e o tratamento. Mas estou ganhando dela tem dois meses. Nos ultimos dois meses, não fui parar nenhuma vez nas emergencias medicas para tomar dramim na veia . Vitória!

    GD Star Rating
    loading...
  7. Gina Porto diz:

    Tenho essa doença assustadora e estou em tratamento com medicamentos.Sempre com medo de novas crises. São assustadoras…eu que não tinha nunca medo!!!

    GD Star Rating
    loading...
  8. É realmente muito complicado ter esta doença… a mim, mesmo com a medicação, por vezes, tenho falta de equilíbrio.

    GD Star Rating
    loading...
  9. Olá, tudo bom? Então, eu faço fonoaudiologia na Universidade Veiga de Almeida e estou fazendo um trabalho cujo o tema é a doença de Ménière, se vocês quiserem nos ajudar, seria muito interessante, pois queremos passar a todos como é a experiencia de uma pessoa que passa ou já passou por isso. Quem puder ou quiser é só me procurar, desde já obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
    • Claudia Simoes Gonçalves diz:

      Boa noite Ana Luisa. Foi-me diagnosticada desde o inicio do ano a Doença de Ménière. Os sintomas mais classicos começaram no inicio de 2011 com sensação de plenitude nos ouvidos e depois os zumbidos. As vertigens no inicio levavam algum tempo para acontecer mas no início de 2012 eram frequentes e assim permaneceram por dois meses. Tomei Rivotril, Betaserc, Labirin mas o que encerrou a fase das crises foi o Vertizine. Nas viagens de avião ainda sofro muito, pois o ouvido afetado doi. Com dieta zero de açucar e cafeina e o sal reduzido a quase nada, além da eliminação total do carboidrato pobre, consegui sair das fases de crise. Ah sim, ainda tem acupuntura e homeopatia no circuito. Tenho que comer de 3 em 3 horas pois faço um tipo de hipoglicemia com certa frequencia. Agora estou tomando complexo B por minha conta e risco. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, fique a vontade para perguntar. A proposito, vi na internet um aparelho chamado Meni Q que da leves choques e tem a finalidade de controlar a pressao no ouvido. Vou conversar com a minha médica.
      Abs

      GD Star Rating
      loading...
      • Cristiane Taschetto diz:

        Claudia, muito me interessou o seu relato mostrando que existe possibilidade de controlar e viver bem apesar do diagnóstico. Sou fonoaudióloga e pretendo estudar este tema a partir de uma abordagem Transdisciplinar que se componha através de práticas e cuidados integrativos. Gostaria de ter o seu contato para troca de informações. Gratidão!

        GD Star Rating
        loading...
      • Xanda diz:

        Ola sinto exatamente o que vc declarou a 1 ano e meio fui diaguinosticada como sindrome de meniere e incrivel

        GD Star Rating
        loading...
    • Eu tenho síndrome de menier à 2 anos ou mais , mas agora os zumbidos são mais fortes. Até parece que vou dar em louca e só tenho52 anos.

      GD Star Rating
      loading...
      • maida nascimento diz:

        oi acho que tb tenho sindrome de miniere tenho 54 anos e gostaria de saber como vc faz no seu dia adia pois p mim é horrivel perdi a segurança de andar sosinha,estou sempre tonta e com zumbidos.Nãoconsigofazer case nada pois logo vem a tontura e o enjoo,aguardo seu contato,abraços…

        GD Star Rating
        loading...
      • Laura diz:

        Eu também sofro desta doença… :( neste momento estou com uma crise , já tomo betaserc á 3 semanas , mas não vejo grandes melhoras. É verdade que o medo se instala.. tenho até medo de estar só em casa.
        Também tenho 52 anos e isto não é uma vida tranquila.

        GD Star Rating
        loading...
  10. Anabela diz:

    Sofro da doença de Ménière desde os meus 21 anos, já passaram 24,nunca soube viver com ela que me tirou a qualidade de vida, medo de conduzir, medo de sair à rua.Após 22 anos de sofrimento, correndo tudo que era especialistas e sempre a mesma resposta, tem que saber viver com ela, tomando 12 betaserc por dia para poder trabalhar, finalmente conheci um médico que me ajudou e está a ajudar, não me tirou os zumbidos, o medo da vertigem/tontura voltarem, não me devolveu a audição mas deu-me qualidade de vida. Fiz uma cirurgia que foi um milagre após tantos anos de sofrimento.

    GD Star Rating
    loading...
    • Sonia diz:

      Qual cirurgia vc fez? Tomo 9 betaserc por dia e fiz Cirurgia de Descompressão do Saco Endolinfático e não adiantou nada .

      GD Star Rating
      loading...
    • Luisa diz:

      Tenho 56 anos e sofro da doença de Ménière desde os meus 13 anos. Atualmente o meu quotidiano é vivido com pouco equilibrio, constante sensação de atordoamento, cabeça pesada que dificulta o dia-a-dia. Apresento meniere bilateral e hipofunção vestibular bilateral Alguem na mesma condição que queira trocar experiencias comigo?

      GD Star Rating
      loading...
      • maida nascimento diz:

        Atualmente estou tratando por suspeita de ser sindrome de miniere,mas acho que já a tenho de mtos anos pois já tive diversas crises que tive que ficar internada por mais de 1 semana.Minhas internações chegam a ser no mínimo uma por ano,vivo com tinidos e zumbidos no ouvido esquerdo pois no direito ainda não tive nada graças a DEUS.Constantemente tiro laudo de um a dois messes,é assim que tenho vivido e não sei até qdo terei que conviver com esse problema.Espero que possam me enviar depoimentos quem tem o mesmo problema.Abraços…..

        GD Star Rating
        loading...
    • lucia diz:

      Oi Anabela! Que cirurgia vc fez? Aquela que faz um corte atrás do ouvido? Sofro disso desde os meus 28 anos. Estou com 33 anos e qualidade de vida ZERO. Prefiro a morte do que viver assim. Um horror…DEseserador!

      GD Star Rating
      loading...
      • Eduardo diz:

        Ola Lucia, não se desespere. Também tenho Meniere e vivia com crises muito fortes todas as semanas. Ja estava cansado de visitar os hospitais 1 vez por semana pelo menos, sempre com vertigem e vomito. Qualidade de vida zero como vc diz.
        Depois que encontrei o medico correto e passei a aumentar as doses de betaserc, minha vida praticamente voltou ao normal. Tomo hoje 12 cps de betaserc 24mg por dia e vida normal. Só tenho ainda o zumbido muito forte e uma perda de 30% de audição no ouvido esquerdo mas sem vertigens.

        GD Star Rating
        loading...
    • XANDA diz:

      ola gostaria de saber mas sobre essa operacao e sobre esse seu medico por favor desde ja agradeço

      GD Star Rating
      loading...
  11. Priscila diz:

    Meu nome é Priscila,tenho 26 anos.
    Fui hj ao médico e ele desconfia que estou com a doença de meniére. Venho tendo vertigem e zumbido há um tempo e no ano passado passei mts apertos na minha gravidez. Trabalho longe de casa e fico horas no trânsito e já passei mt mal.
    Bem,marquei até psicólogo pois achei q estava enlouquecendo já q não descobriam meu problema..até q fui ao otorrino e a audiometria mostrou uma perda de audição.. Vou fazer mais exames. Gostaria de saber como é para os que tem a doença e trabalham,para administrar essas crises.
    Agradeço a ajuda

    GD Star Rating
    loading...
    • lucia diz:

      Oi Priscila. Espero que seu diagnostico final nao seja Meniere. Caso contrario saiba que trata-se de uma doença cronica…..te tira estabilidade da vida. é muito triste ainda nao terem encontrado a cura para ela! Boa Sorte!

      GD Star Rating
      loading...
  12. Douglas Leite diz:

    Olá amigos, fui diagnosticado com Síndrome de meniere, alguém sabe me dizer se o MeniQ é bom mesmo para esta doença? alguém já usou? Obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  13. marta diz:

    Anabela,

    Gostaria muito de saber como se tratou pois tenho meniére já há bastante tempo. Tenho 31 anos.
    A Medicação honestamente não ajuda. Já fiz lasix, betaserc, etc mas o único tratamento que resultou foi injecção de gentamicina no ouvido. Andei bem durante alguns meses e amanhã vou fazer novamente pois piorei e tenho crises duas vezes por semana.

    Alguém se curou disto?

    beijos e força

    GD Star Rating
    loading...
  14. vania diz:

    Olá a todos. Tenho 21 anose sou portuguesa. O sindrome de meniere foi me diagnosticado quando tinha 19 anos. Passei meses com imensas crises, mas quando encontrei o médico certo a doença deixou de ser aquele bicho! Atualmente não tenho crisrs à um ano e alguns meses e consigo fazer a minha vida normalmente e até me esqueço que tenho essa maldita doença. Nunca desanimem, procurem o médico certo e principalmente tenham muita fé! Beijinhos

    GD Star Rating
    loading...
    • filipa diz:

      Boa noite! Vania : Também sou portuguesa e a minha mae tambem tem a doença de meniere e gostaria de saber qual foi o medico que trataste?? beijinhu

      GD Star Rating
      loading...
    • piedade fernandes diz:

      ola vania eu fiz 44 anos e tenho esta doença faz um ano e meio ,diga me o que fez ,o que fez esse medico que os outros nao podem fazer.obg

      GD Star Rating
      loading...
  15. Lorena diz:

    sei que não existe cura mas tem alguma qualidade de vida?

    GD Star Rating
    loading...
  16. Martha Ribeiro diz:

    Olá pessoal, li os relatos de vocês. E deixo o meu aqui, talvez ajude. Fui diagnosticada em agosto/2013 com surdez súbita, foram 3 meses de tratamento com corticóide,vários exames auditivos, labirintos…Qd o otorrino ja estava desistindo de mim, fui informada por um fonoaudiólogo de um otorrino aqui em Brasília especialista em surdez. Qd cheguei no consultório e falei do que estava sentindo: surdez, vertigens, pressão no ouvido, zumbido (tudo junto misturado, a ponto de eu ter ficado sem escutar) e que mesmo tomando o corticóide não estava tendo resultado. Ele desconfiou pelo meus sintomas que poderia ser Sindrome de Meniere. Me pediu uma bateria de exames, entre ressónância da cabeça e ouvido; todos os exames possivéis de sangue; e vários exames auditivos, inclusive um que só é feito do sul do Brasil, por sorte essa equipe do sul do país, estava em Brasília dando um curso deste exame, acabei servindo de vonluntária. Foi por meio deste exame auditivo (eletro.. alguma coisa do ouvido interno) que fui diagnosticada com a Síndrome de Meniére. Enfim, o tratamento foi labirin por um mês, e diurético para diminuir a pressão do ouvido causado pelo líquido que acumula, até hj tomo o diurético de 12,5mg de Clorana. Outra coisa q eu havia falado pro otorrino que toda vez que eu comia açucar sentia q a audição caia, e sal em execesso me deixava comm pressão no ouvido, ele recomendou que tirasse o açucar e dimunuísse bastante o sal. Recomendou vida saudável ( isso inclui, bastante exercício físico, alimentação saudável, dormir bem -para mim funciona 7h por dia-, )
    Logo, graças à Deus e a este otorrino Dr. Fayez, hoje a Síndrome esta controlada, tenho vida normal, o zumbido diminuiu bastante, tem dia que praticamente não ouço ele, principalmente qd estou de bem com a vida, mas se me estresso lá vem ele me incomodar autissímo. Melhoras pra todos, que Deus ajude e cure todos vcs, pq e eu ainda creio que Deus vai me curar por completo, e nunca mais vou sentir essas coisas. PS: meus exames de sangue feito em março/2014 estão todos normais, hj em dia voltei a escutar normal, só o zumbido q enche vez por outra, am é isso pessoal vida sem açucar, pouco sal, muito exercício físico, dormir bem, o lado é que a gente ganha qualidade de vida… abrçs

    GD Star Rating
    loading...
  17. Ricardo Bonini diz:

    Olá, tenho 38 anos e faz 16 anos que tenho essa doença, ha 03 anos atraz praticamente nao saia da cama, depois que fiz a cirurgia tive uma boa melhora, mas agora piorou muito, tenho muitas tonturas e crises 1 ou 2 vezes por semana, zumbido aumentou muito e tive perda de 80% de audiçao, o ouvido afetado é direito, eu moro sozinho e nao estou conseguindo trabalhar, com esses epsodios nao posso arrumar emprego, e nem namorar, no ato sexual ja passei por constrangimento, se alguem tiver alguma opniao ou algum medico, estarei no aguardo, obrigado

    GD Star Rating
    loading...

Deixe a sua resposta

Algum HTML é permitido.